Obama lidera em Estados-chave, mas reduz vantagem nacional em pesquisas

Por Gazeta Admininstrator

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama , aparece na frente de seu adversário, o republicano John McCain , em vários Estados-chave, segundo novas pesquisas divulgadas na noite de terça-feira(28). Apesar da liderança, os números mostram queda na vantagem do democrata, a seis dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Obama está 9 pontos à frente em Ohio (nordeste) - com 49% contra 40% de McCain-- e 7 pontos na Flórida (sudeste) - com 50% contra 43% -, segundo sondagem que será publicada na quarta-feira pelo jornal "Los Angeles Times".

Os dois Estados, que contam com um total de 47 delegados no Colégio Eleitoral, elegeram o republicano George W. Bush em 2000 e 2004. No conservador Estado de Nevada (oeste), uma pesquisa da Universidade de Suffolk dá a Obama vantagem de 10 pontos - 50% contra 40% - nas intenções de voto. Nevada, com cinco delegados, também votou por Bush nas duas últimas eleições.

"A diferença de dois dígitos é uma mudança notável em relação a apenas um mês atrás, quando a pesquisa da Universidade de Suffolk apontou um empate técnico entre os dois candidatos", indicaram analistas responsáveis pelas pesquisas.

Esta vantagem, que supera amplamente a margem de erro da sondagem, pode ser vital para que Obama obtenha os 270 votos no Colégio Eleitoral --o mínimo necessário para chegar à Casa Branca. Em 2004, o democrata John Kerry perdeu por apenas 18 votos.

Nos Estados Unidos, as eleições são indiretas e os candidatos são escolhidos pelo Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados. Cada Estado e o distrito de Washington D.C. é representado por um mínimo de três delegados. O número varia de acordo com a população. Para se eleger presidente, o candidato deve ter o voto de pelo menos 270 dos 538 delegados.

Nacional

O cenário nacional, no entanto, mostra números díspares. Segundo pesquisa publicada nesta terça-feira pelo centro de estudos independentes Pew, Obama está 15 pontos à frente de McCain (53% contra 38%), enquanto a sondagem do jornal Washington Post e da rede de televisão ABC News dá apenas 7 pontos de vantagem ao candidato democrata --52% contra 45%.

Além disso, o barômetro diário do Instituto Gallup, que publica três pesquisas elaboradas com metodologias diferentes, deu 2 pontos de vantagem ao senador por Ilinois em uma de suas pesquisas e 7 nas outras duas.

As sondagens diárias do Instituto Zogby e da Diageo apontaram nesta terça-feira uma vitória de Obama por 4 e 8 pontos, respectivamente. Já pesquisas do centro Rasmussen mostram o candidato democrata à frente das intenções de voto por 5 pontos.

Pesquisas

O site Real Clear Politics faz uma média a partir das pesquisas estaduais e aponta a tendência de votos nos colégios eleitorais. Confira no mapa abaixo o cenário em cada Estado. Com base em pesquisas de intenção de voto de diversas fontes, ele aponta, em vermelho, quais que devem preferir o republicano McCain; e, em azul, os que escolherão a Obama. Os indecisos estão em cinza.