Obama pede ajuda ao presidente do México em relação a Cuba e à imigração

Por Gazeta News

Presidente do Mexico

O presidente Barack Obama recebeu o presidente mexicano Enrique Pena Nieto na Casa Branca, no dia 6, visando conseguir a ajuda de seu vizinho do Sul para implementar mudanças políticas de imigração e sobre Cuba. As informações são da “Fox News’.

Obama quer que Pena Nieto se junte a ele para pressionar Cuba para fazer reformas democráticas, agora que a Casa Branca está se movimentando para restabelecer os laços diplomáticos e comerciais. O estranhamento entre os EUA e Cuba havia sido um ponto de atrito com os países da América Latina, incluindo o México, que tinha laços normais com a ilha comunista.

Pena Nieto também se comprometeu a ajudar a difundir o plano de mudanças na imigração entre aqueles que poderão se qualificar para o plano de Obama, de adiar mais de 4 milhões de deportações de imigrantes nos EUA ilegalmente. Dois terços desses imigrantes que são elegíveis são provenientes do México.

Pena Nieto elogiou ambas as ações de Obama nas últimas semanas e espera que sua visita à Casa Branca possa ajudá-lo depois de um ano de 2014 marcado por escândalos, violência e corrupção. Isso inclui a morte de 22 civis por soldados em um “tiroteio” questionável e revelações que Pena Nieto e seu secretário do Tesouro vivem em casas de luxo construídas e financiadas por uma empreiteira favorita contratada pelo governo.

Estudantes desaparecidos Além disso, dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas para protestar contra o rapto e suposto assassinato de 43 estudantes universitários, supostamente nas mãos de funcionários locais e policiais conectados com um cartel de drogas.

Pena Nieto disse ao país que era hora de “ir além” no caso, apenas algumas semanas depois de seu rapto, além de levar um mês para se reunir com suas famílias.

Dezenas de manifestantes protestaram em frente à Casa Branca durante a reunião dos presidentes, segurando cartazes sobre os alunos raptadas.

“Estamos muito chateados. Queremos que Pena Nieto renuncie e nos diga onde estão os 43 alunos. Por que tanto silêncio?” perguntou Ivan Almonte, um mexicano de 36 anos que vive nos Estados Unidos há 16 anos. “Esperamos que nesta visita Obama pressione Pena Nieto, porque há um derramamento de sangue no México”.

O Human Rights Watch escreveu uma carta para Obama no dia 5, incentivando-o a pressionar Pena Nieto a assumir o caso.

Funcionários da administração Obama responderam que o presidente norte-americano planeja levantar a questão do reforço da aplicação de leis do México e as instituições judiciais.

Sergio Alcocer, subsecretário mexicano para assuntos da América do Norte, disse que não esperava que o tema do rapto dos estudantes especificamente chegasse entre os dois presidentes. Alcocer ressaltou que os Estados Unidos tiveram seu próprio escândalo e protestos sobre as filmagens da morte de Michael Brown, em Ferguson, Missouri.

“Temos casos de violência em diferentes partes do mundo”, disse Alcocer. “Nos Estados Unidos, sabemos que houve esse tipo de violência na área de Missouri, para citar apenas um caso”, destacou o mexicano.