Obama planeja "intensificar" debate imigratório

Por Gazeta Admininstrator

O presidente Barack Obama disse em um encontro na Casa Branca com diversos líderes no dia 19 que vai continuar pressionando por uma reforma imigratória ampla, um assunto que provavelmente estará em pauta durante as eleições de 2012.

“O presidente notou que ele continuará trabalhando para forjar um consenso bipartidário e intensificar os esforços para conduzir um debate sobre esta questão nas próximas semanas e meses”, disse um comunicado da Casa Branca da reunião entre Obama e interessados em imigração.

Obama também disse a seus convidados - incluindo o prefeito de New York, Michael Bloomberg, e o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger - que “ele não pode ser bem sucedido se estiver levando o debate sozinho”, disse o comunicado da Casa Branca.

Obama quer uma lei do Congresso que reforce a segurança nas fronteiras dos EUA, além de oferecer um caminho à cidadania para imigrantes indocumentados que já estão aqui.

Parlamentares republicanos dizem que a ênfase deve ser na segurança das fronteiras, e que o caminho proposto por Obama para imigrantes nos Estados Unidos seria uma anistia para infratores da lei. O partido republicano controla a Câmara dos EUA, o que parece diminuir a intensidade das perspectivas para o que Obama chama de mudança “global”. A reforma imigratória tem sido uma longa batalha política, que provavelmente estará em pauta conforme o debate das eleições presidenciais se aproximam.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI