Obama pressiona Câmara a aprovar a reforma imigratória até agosto

Por Gazeta News

obama

O presidente Barack Obama elogiou a aprovação do Senado e pressionou a Câmara dos Deputados a seguir os mesmos passos e aprovar um projeto de reforma migratória até o mês de agosto desse ano. Obama disse, em coletiva no dia 29, que há tempo suficiente para os legisladores terminarem o trabalho sobre o assunto antes do recesso de verão.

A reforma do sistema migratório atual é um dos temas domésticos principais no segundo mandato do presidente. No dia 27, o Senado votou a favor de uma proposta que aumenta a segurança nas fronteiras e permite a legalização de milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.

Apesar do forte apoio bipartidário no Senado, o líder da Câmara dos Deputados, John Boehner, cuja maioria é republicana,  afirmou que a proposta “já estará morta” assim que chegar em sua jurisdição. Boehner adiantou que os republicanos da Câmara apresentarão o seu próprio projeto de lei.

Durante a votação no Senado, 14 republicanos juntaram-se a todos os democratas no apoio à proposta, que reformaria o antiquado sistema migratório da nação. A contagem final dos votos totalizou 68 a favor e 32 contra. Caso passe na Câmara, a nova legislação destinará recursos financeiros sem precedentes na fronteira sul do país e regularizaria o status de cerca de 11 milhões de imigrantes.

Em sua declaração do dia 29, Obama repetiu que considera a proposta aprovada pelo Senado muito distante da perfeição. Apesar de os republicanos no Congresso serem relutantes em cooperarem com Obama, muitos deles consideram a reforma migratória uma necessidade política na melhoria de sua imagem juntos aos eleitores latinos, cuja maioria apoiou Obama nas eleições presidenciais em novembro do ano passado.