Obama prometeu resposta sobre espionagem ao Brasil, diz Dilma

Por Gazeta News

dilma obama

Após o seu encontro com o presidente americano Barack Obama na Rússia, onde foi realizada a reunião da cúpula do G20, no último fim de semana, a presidente Dilma Rousseff afirmou o norte-americano comprometeu-se a enviar uma resposta dos Estados Unidos sobre a espionagem feita a dados e telefones dela, de ministros e de outros assessores do governo brasileiro.

Dilma disse que Obama assumiu a responsabilidade “direta e pessoal” pelo monitoramento de seus dados telefônicos e eletrônicos. A presidente também informou  que enviaria à ONU um projeto para definir um novo marco para invasão de privacidade.

Questionada sobre a visita aos Estados Unidos programada para outubro, Dilma disse que dependerá das condições políticas, em referência indireta às denúncias de espionagem. “Minha viagem a Washington depende das condições políticas a serem criadas pelo presidente Obama”.

O encontro pessoal entre Dilma e Obama foi chamado após o governo brasileiro cancelar o envio de uma missão técnica a Washington para preparar a visita oficial aos Estados Unidos. O Brasil havia solicitado explicações formais e por escrito aos Estados Unidos após as denúncias de monitoramento da presidente. As informações são da “Folha”.