Obama e Romney esperam estados indecisos para saber quem ganhou

Por Gazeta News

obama-romney

As projeções da "CNN" sobre os resultados das eleições presidenciais realizadas nos Estados Unidos, dão por enquanto, ao democrata Barack Obama 274 votos no Colégio Eleitoral e 49% dos eleitores. Mitt Romney obtém, até o momento, 201 votos do Colégio Eleitoral e 50% dos votos dos eleitores.

São necessário 270 votos para garantir a vitória no colégio eleitoral de 538 grandes eleitores.

As atenções estão voltadas principalmente para os estados indecisos de Ohio, Virgínia e Flórida, que podem definir a vitória para um lado ou outro.

Na Flórida, a apuração mostra muito equilíbrio entre os rivais.

Estados-chave

Obama venceu no estado-chave da Pensilvânia, onde o republicano Romney fez campanha nesta terça, informaram os canais de TV Foxnews, CBS e MSNBC. Com 20 eleitores no Colégio Eleitoral, a Pensilvânia, tradicionalmente democrata mas assediada pelos republicanos, constitui uma vitória de peso para o presidente.

O democrata também levou a melhor nos estados indecisos de Wisconsin, New Hampshire e Michigan, segundo várias TVs.

A votação continuava no início da noite e parte do país devido ao fuso horário.

Desemprego O desemprego é o problema dominante na opinião dos americanos que foram às urnas nesta terça, segundo as pesquisas da CNN.

Entre os eleitores questionados sobre qual o problema econômico que "mais preocupa pessoas como você", 40% disseram que era o desemprego, 37%, a alta dos preços, 13%, os impostos, e 8% o mercado imobiliário.

Dos que votaram, 24% disseram que estão melhores hoje que há quatro anos, 34% disseram que estão piores, e 41% disseram que estão na mesma.