Obama supera Hillary nas primárias do Mississippi

Por Gazeta Admininstrator

O senador Barack Obama ganhou na terça-feira, 11, as primárias democratas no Mississippi, o Estado com o maior eleitorado negro dos EUA, ampliando sua vantagem sobre a senadora Hillary Clinton no total de delegados para a convenção partidária de agosto. Obama obteve 61% (garantindo pelo menos 17 dos 33 delegados em jogo) e Hillary, 37% (11 delegados).

As prévias foram abertas: mesmo quem não era eleitor democrata podia participar. Segundo pesquisa de boca-de-urna da TV CNN, 91% dos eleitores negros do Estado votaram em Obama, enquanto cerca de 70% dos brancos votaram em Hillary.

Esta foi a segunda vitória seguida de Obama (que triunfou sábado em Wyoming) desde sua derrota para Hillary no Texas e em Ohio. Agora as atenções se voltam para as primárias de 22 de abril na Pensilvânia, onde estarão em jogo 158 delegados.

Segundo contagem da CNN, até as prévias de terça-feira, Obama tinha 1.597 delegados e Hillary, 1.470. São necessários 2.025 para ser designado candidato democrata à presidência. Nenhum dos dois deverá alcançar esse número, o que poderá levar a disputa a ser decidida pelos chamados superdelegados, um grupo de notáveis do Partido Democrata formado por desde ex-presidentes, como Jimmy Carter e Bill Clinton, até prefeitos, congressistas e gerentes de campanha.

Do lado republicano, John McCain venceu as prévias de seu partido no Mississippi, com 79% dos votos. Ele já garantiu a vitória na disputa pela candidatura presidencial republicana.

Em entrevista à rede CNN, Obama agradeceu ao "apoio maravilhoso" que recebeu dos eleitores do Mississippi. Segundo a BBC, com a conquista, Obama passa a acumular um total de 26 vitórias, contra 16 da senadora Hillary Clinton, sua rival na disputa para ser o candidato democrata para a Casa Branca.