Obama: tentamos cumprir humanamente as defeituosas leis imigratórias

Por Gazeta News

Esta semana, o presidente Obama afirmou que seu governo tenta cumprir da maneira mais humana possível as “defeituosas” leis imigratórias do país, durante um discurso à principal organização hispânica, focado, sobretudo, na situação econômica do país.

“Eu fiz o juramento de respeitar as leis, mas isso não quer dizer que eu não conheça bem o sofrimento que as deportações causam. Compartilho e entendo suas preocupações”, disse Obama na conferência anual de La Raza, de acordo com matéria publicada no “Terra”.

Durante o discurso que durou cerca de 20 minutos, Obama enfatizou a situação econômica dos Estados Unidos, que atingiram desproporcionalmente os hispânicos, principal minoria do país. Este grupo sofre com uma taxa de desemprego superior a 11%, contra a média nacional de 9,2%.

Nos Estados Unidos vivem cerca de onze milhões de imigrantes indocumentados, em sua maioria, hispânicos. O presidente assegurou que seu governo foca na deportação dos criminosos.

Obama pediu aos hispânicos que pressionem o Congresso para que trabalhem por uma reforma migratória. “Eu preciso de um parceiro de dança. E a pista de dança está vazia”, lamentou Obama.

Obama, em uma dura briga com os republicanos para conquistar um acordo orçamentário e um aumento do teto da dívida a poucos dias de os EUA entrarem em um default, afirmou que a paralisia do Congresso impediu novas leis que aliviem a situação econômica do país.

“Ainda estamos tentando sair de uma feroz recessão, e esta recessão atingiu as famílias latinas de maneira mais forte”, lamentou.