Obamacare tem recorde de inscrições e prazo é prorrogado até segunda-feira

Por Gazeta News

O governo federal estendeu o prazo de inscrição do programa de saúde Obacamare até às 23h59 de segunda-feira, 19 de dezembro, para que cidadãos americanos tenham seguro de saúde em vigor a partir de 1º de janeiro.

O período iria se expirar na última quinta-feira, 15, mas a grande procura levou à decisão de prorrogá-lo. De acordo com Kevin Counihan, CEO do Health Insurance Marketplace, ainda há um grande número de pessoas esperando a oportunidade para se inscrever.

“Quase um milhão de consumidores preencheram as informações cadastrais para garantir o lugar na fila”, declarou Counihan.

O CEO explicou ainda que, “o objetivo é fornecer cobertura acessível para todos que buscam se inscrever antes de terminar o prazo, e os dois dias úteis adicionais darão aos consumidores a oportunidade de voltar e completar a sua inscrição para a cobertura.

Segundo o Departamento de Saúde e Recursos Humanos, a última semana foi a mais movimentada e com maior número de inscritos no programa.

Entre 15 de novembro e 10 de dezembro, mais de 4 milhões de pessoas em todo o país escolheram as políticas de HealthCare.gov, conforme informações dos Centros de Serviços de Medicare e Medicaid.

Tal número demonstra o aumento com relação ao ano passado, quando 2,8 milhões de pessoas se inscreveram até 5 de dezembro.

Na Flórida, mais de 870 mil pessoas se inscreveram após o início da inscrição em 1º de novembro, segundo dados do HHS.Em comparação, durante o mesmo período de 2015, foram quase 835 mil, com um período maior de inscrição do que este ano.

Cerca de 80% dos inscritos na Flórida poderão obter planos por menos de $75 dólares, de acordo com o governo.

As pessoas que não recebem benefícios de saúde de um empregador e não se qualificam para programas governamentais como o Medicare e o Medicaid - ainda têm acesso ao plano e à assistência financeira disponível para famílias de baixa e média renda.

A inscrição pode ser feita até a segunda-feira por meio do site HealthCare.gov.

Com informações do Sun Sentinel.