Obesos têm pior saúde do que obesas, diz estudo

Por Gazeta Admininstrator

Homens obesos podem apresentar uma pior forma física e um pior estado de saúde do que as mulheres obesas, de acordo com um estudo feito na Holanda.
Os cientistas estudaram 22 homens e 34 mulheres obesos, pedindo para que eles realizassem uma série de exercícios físicos.

Os homens apresentaram menor vigor físico e se mostraram menos capazes de processar carboidratos.

Essas duas características poderiam, com o tempo, levar a diabetes, disse a equipe liderada por Emile Dubois no hospital Reinier de Graaf Groep à publicação médica Chest.

Natureza

Cerca de 59% dos homens estudados apresentaram sinais visíveis de diabetes ou intolerância a carboidratos, contra 35% das mulheres.

Elas tiveram um desempenho melhor também em testes de resistência e do sistema respiratório.

Os pesquisadores dizem que essas diferenças podem ser explicadas pela distribuição distinta da gordura nos corpos masculinos e femininos.

Nos homens, ela tende a ser depositada na região abdominal e, nas mulheres, na cintura e quadris.

"É possível que as mulheres estejam melhor equipadas para estocar energia por causa de necessidade natural de gerar filhos", diz Dave Schweitzer, co-autor do estudo.

"Quando a comida é abundante, como é o caso em sociedades modernas, ambos os sexos podem se tornar obesos, mas os homens não têm a capacidade de lidar com a carga extra de alimentos."

"Assim, eles colocam mais pressão em seus corpos, comprometendo o desempenho e, possivelmente, causando doenças."

Especialistas dizem que as pessoas obesas têm 80 vezes mais chances de desenvolverem diabetes, independente do sexo.