Obra de Roberto Carlos inspira filme - Planeta Música

Por Gene de Souza

tomze2

Diversas composições de Roberto Carlos e seu parceiro, Erasmo Carlos, foram a principal inspiração do diretor Breno Silveira para rodar seu novo filme, “À Beira do Caminho“. Estrelado por João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento e Angelo Antonio, o longa estreou nos cinemas brasileiros, no dia 10 de agosto. Segundo o diretor de “Dois Filhos de Francisco“, o repertório do ídolo romântico serviu de mote para narrar a trajetória dos personagens, todos buscando um recomeço em suas vidas. A ideia do filme partiu da jornalista Léa Penteado, que trabalhou com Roberto Carlos por alguns anos. “Ela viu um caminhoneiro parado em um posto de gasolina, ouvindo uma música do Roberto várias vezes, emocionado”, conta Breno. Desta cena, surgiu o argumento, desenvolvido posteriormente pela roteirista Patrícia Andrade. E somente após as filmagens, o uso das canções foi autorizado pelo Rei: “Foi uma grande adrenalina, pois a equipe não sabia, até o último instante, se o compositor autorizaria o uso das músicas no filme. A gente correu esse risco louco. Comecei a ficar paranóico, pensado que ele poderia não gostar”, relembra o cineasta.

Blitz celebra 30 anos de carreira

Evandro Mesquita e seus “comparsas” vão comemorar três décadas do grupo, tocando seus grandes sucessos em shows pelo Brasil. O repertório estará obviamente recheado de clássicos, tais como “Você Não Soube Me Amar”, “Mais Uma de Amor” e “A Dois Passos do Paraíso”. A Blitz aproveitará ainda o clima de nostalgia e comemoração para apresentar canções mais novas, casos de “Eu, Minha Gata e Meu Cachorro”, “Baseado em Clarice” e a divertida “O Homem de Avental”.

Tom Zé disponibiliza duas faixas do novo disco 

Mais duas músicas do novo disco de Tom Zé, Tropicália Lixo Lógico, estão disponíveis para download gratuito no site Natura Musical. As canções Tropicalea Jacta Est – título inspirado na expressão em latim “a sorte está lançada” e que tem participação da cantora Mallu Magalhães – e Capitais e Tais, podem ser encontradas na seção Música para Baixar. Segundo Tom Zé, a letra de Tropicalea Jacta Est aborda o véu proibitivo da ditadura. “Os dois criadores da Tropicália sopraram oxigênio para o cérebro da juventude empreender a viagem, saindo da nossa emperrada Idade Média para levar o Brasil à 2ª Revolução Industrial”, define o músico. Já em Capitais e Tais, o cantor trata de amores e de outros assuntos pinçados na vida diária das cidades, como costuma fazer. Com produção de Daniel Maia, o disco Tropicália Lixo Lógico foi lançado com show, dia 3 de agosto, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Este projeto patrocinado pela Natura – selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical -, contempla ainda uma edição especial em vinil e mais um show de lançamento em São Paulo, ainda sem data e local definidos.