Oficiais investigam possível contaminação de Zika em Miami-Dade

Por Gazeta News

O Florida Department of Health está investigando se um paciente foi contaminado pelo Zika vírus no condado de Miami-Dade.

Oficiais de saúde não deram detalhes ainda como o vírus nesse caso foi transmitido. Mesmo assim, estão dizendo que esse pode ser o primeiro caso não relacionado a uma viagem no condado de Miami-Dade.

O vírus pode ser transmitido sexualmente ou contraído por um mosquito infectado. Em geral, causa poucos sintomas, mas pode ser especialmente perigoso se contraído por mulheres grávidas devido ao risco de defeitos no nascimento de bebês, como microcefalia.

Originalmente as advertências em relação ao Zika eram sempre direcionadas a pessoas viajando para fora do país, mas agora oficiais estão dando mais ênfase em passos que podem ser dados para evitar picadas, como o descarte de água parada em suas propriedades e o uso de repelentes e manga comprida quando estiverem do lado de fora.

O Departamento de Saúde não informou em que parte do condado de Miami-Dade ocorreu o caso atualmente sendo investigado.

Utah

Em Utah, oficiais de saúde também estão investigando o mistério de como um homem que cuidou de seu pai infectado por Zika também acabou pegando o vírus. O mosquito transmissor do Zika não costuma estar presente em lugares frios e montanhosos como Utah.

O sangue do idoso, que mais tarde morreu por já ter a saúde debilitada por outros fatores, continha grandes níveis do vírus, o que poderia significar também que altos níveis estariam presentes em sua saliva e urina, disse Dr. William Schaffner, um especialista em doenças infecciosas na Vanderbilt University School of Medicine, em Nashiville.

Em um teste de laboratório, o Zika foi transmitido uma vez por sangue e poderia ter infectado o filho pela saliva ou sangue caso ele tivesse um corte nas mãos, disse Schaffner. Esse tipo de transmissão pode ser remoto, mas a descoberta em relação à transmissão sexual do vírus também foi uma surpresa aos cientistas.

O idoso também tinha outros problemas de saúde e autoridades acreditam que o vírus pode ter se aproveitado do fraco sistema imunológico e se espalhado. Seu filho já se recuperou. Fontes: WSVN/Associated Press.