Oficial brasileiro integra equipe do Exército Sul dos EUA

Por Gazeta Admininstrator

Pela primeira vez desde sua criação, o Exército Sul dos Estados Unidos tem um oficial estrangeiro em sua equipe. O tenente-coronel Raul Rodrigues de Oliveira, oficial da Cavalaria brasileira e piloto de UH-60, começou seu primeiro dia oficial de trabalho esta semana como oficial de Ligação Estrangeira no Exército Sul dos EUA.

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1987, seu treinamento militar no Brasil inclui os cursos de pára-quedista de divisão aerotransportada, de piloto de helicóptero da Marinha, de piloto de combate do Exército, de comando e estado-maior e curso avançado de aviação. Também se formou nos cursos de qualificação de piloto de UH-60 e de instrutor de vôo do Exército dos EUA em Fort Rucker e no curso de comando e estado-maior em Fort Leavenworth.

Raul Rodrigues de Oliveira também é formado em Direito pela Universidade de Taubaté e fala quatro idiomas: inglês, francês e espanhol, além de sua língua nativa, o português. "De todo jeito, eu tento, brinca Oliveira, quando lhe perguntam sobre sua proficiência em línguas. “Continuo aprendendo o português.”

Missões

Ele diz que os oficiais militares no Brasil são estimulados a aprender outras línguas, entre as quais inglês, espanhol, francês e até mandarim, reflexo do crescente papel do Brasil no cenário mundial. Além de liderar a missão de estabilização da ONU no Haiti, o Brasil enviou forças de paz e observadores a países como África do Sul, Angola, Bósnia-Herzegovina, Camboja, Chipre, Croácia, El Salvador, Guatemala, Libéria, Macedônia, Moçambique, Nicarágua, Timor Leste e Uganda.