Olheiros do MoMA buscam arte contemporânea brasileira

Por Gazeta Admininstrator

De olho na produção contemporânea da América Latina, 80 conselheiros do MoMA (sigla em inglês para Museum of Modern Art), o importante museu nova-iorquino, estão no Brasil para conhecer os centros culturais locais e trabalhos de novos artistas.

Dos contatos, podem sair novas aquisições para a renovação do acervo permanente do museu e das coleções individuais dos conselheiros.

- Sempre nos interessamos por arte latino-americana. No caso do Brasil, atualmente há mais reconhecimento dos trabalhos (nos Estados Unidos). O país produz uma cultura vibrante - elogia o diretor do MoMA, Glenn Lowry.

Ele cita a artista plástica Beatriz Milhazes como exemplo de trabalho que desperta o interesse dos conselheiros, que, além de injetarem dinheiro no museu, emprestam acervo e também fazem doações.

Mas a própria Beatriz, que teve quatro de seus trabalhos comprados pelo MoMA nos últimos anos, relativiza a importância da visita para a descoberta e imediata revelação de novos talentos em Nova York.

- Isso é parte de um processo. O MoMA e o Tate Museum (Londres) estão interessados em internacionalizar seus acervos, mas ainda têm poucas obras da América Latina. Daí a motivação pela pesquisa - diz ela.

O pintor Antônio Dias concorda sobre os efeitos graduais das visitas de representantes dos museus estrangeiros ao Brasil e acrescenta que em todo mundo aumenta o interesse pelo que se produz no país.

- Nossa produção dos anos 50 para cá é desconhecida. E como não apareceu nada de relevante na Europa e nos Estados Unidos, eles acabaram se voltando para o Brasil - avalia. - Mas para que isso se afirme, é preciso que as galerias brasileiras invistam e levem material para fora também - complementa o pintor, que participará da coletiva "Tropicália", em outubro, no Museu de Arte Contemporânea de Chicago.

Além do Brasil, os conselheiros visitarão a Argentina. Um a parte também esticará a viagem a Santiago. No Brasil, já visitaram Minas Gerais, Brasília e São Paulo. No Rio, passarão pelos museus Casa do Pontal, do Açude e de Arte Moderna (MAM), pelo Instituto Moreira Salles e pela Fundação Eva Klabin.

Participaram de encontro com os conselheiros do MoMA na tarde desta terça-feira, além de Antonio Dias e Beatriz Milhazes, os artistas Rosana Palazyan, PaulaGabriela, José Bechara, Marcos Chaves, Anna Bella Geiger e Enrica Bernadelli.