Olimpíadas: Federações esportivas ficam em alerta com as falhas em evento-teste no Rio

Por Gazeta News

queda energia

Federações esportivas internacionais se disseram preocupadas, durante uma reunião na Suíça, diante de alguns problemas dentro de instalações dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. As questões levantadas incluíram as falhas durante o evento-teste da ginástica, na Arena Olímpica da Barra. A competição reúne ginástica artística, rítmica e de trampolim, se estendendo até o fim desta semana, de acordo com a Associated Press.

Membros da Associação dos Esportes Olímpicos dos Jogos de Verão (Asoif) estão revisando os preparativos para os Jogos, que serão disputados em agosto. O presidente da Associação dos Esportes Olímpicos dos Jogos de Verão (Asoif), Francisco Ricci Bitti, mostrou estar atento. “Eles perderam alguns detalhes importantes em cada área de competição”, disse Ricci. Oficial de Federação Internacional de Ginástica (FIG), Ron Froehlich foi o representante da modalidade no encontro. Ele citou os problemas envolvendo falhas de energias no evento-teste da modalidade, que atrapalharam, principalmente, o sistema de pontuação das apresentações. O dirigente também citou uma falta de equipamento em um local de treinamento devido à falta de financiamento.

“O mais importante é que eles têm problemas com o sistema da Omega (empresa responsável pela pontuação). Além disso, a falta de energia enquanto os atletas estavam se apresentando é uma questão muita séria”, disse Froehlhich.

Nos primeiros dias do evento-teste de ginástica, que se estende até o fim desta semana, houve queda parcial de energia no treino oficial e atraso na competição, no domingo, por conta de uma falha em um gerador que acabou caindo com o sistema de pontuação.

O diretor-geral da Asoif, Andrew Ryan, informou que dois altos funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI) viajarão ao Rio para acompanhar mais de perto os preparativos. No entanto, o diretor de esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, reconheceu que ainda há trabalho a fazer, mas fez questão de garantir que os Jogos Olímpicos serão um sucesso. “Posso assegurar que os atletas não terão problema algum na hora dos Jogos, em nenhum dos seus eventos. Os atletas ficarão felizes”.