OMS declara o zika vírus uma emergência mundial

Por Gazeta News

omc zika

O World Health Organization, ou Organização Mundial de Saúde declarou no dia 1º o zika vírus, já presente em 24 países da América, uma emergência de saúde pública de importância internacional. O vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aregypti — o mesmo da dengue e do chikungunya—, normalmente provoca uma infecção leve, mas está sendo associado casos de microcefalia em bebês de mães infectadas e a alguns casos da síndrome de Guillain-Barré. Uma relação que levou a OMS a considerar o zika vírus uma ameaça “de proporções alarmantes”, como a definiu a diretora-geral da entidade, Margaret Chan.

Declarar uma emergência de saúde pública internacional, decisão adotada em 2009 com a gripe A e em 2014 com o ebola, implica pôr em andamento mecanismos para coordenar a detecção, a prevenção e a vigilância do problema, bem como a possibilidade de mobilizar os especialistas da OMS e recursos.

Isso ajudaria a custear pesquisas para desvendar mais detalhadamente a relação entre o vírus e os casos de bebês nascidos com microcefalia.

A organização ressaltou que a decisão de decretar emergência ocorre por causa dos casos de microcefalia e outras disfunções neurológicas, não somente pelo zika vírus em si. Fonte: El País.