OMS emite alerta global sobre zika vírus

Por Gazeta News

A Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde emitiram, esta semana, um alerta mundial sobre a epidemia de zika vírus.

A organização pede que eles estabeleçam capacidade de diagnóstico da doença e que se preparem para um aumento no número de casos reforçando o atendimento pré-natal e neurológico.

O comunicado da organização reconheceu pela primeira vez oficialmente a relação entre o zika e os casos de microcefalia ao mencionar o estudo brasileiro do Instituto Evandro Chagas, que revelou a presença do vírus em um bebê microcéfalo.

No dia 30, o Ministério da Saúde anunciou que investiga seis casos de mortes de crianças com microcefalia, supostamente relacionadas ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 1.248 casos de microcefalia notificados, em 311 municípios, de 14 estados, incluindo o Distrito Federal. Pernambuco registra o maior número de casos (646), Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantis (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

Fonte: Agência Brasil e BBC.