Onda de calor castiga oeste dos Estados Unidos

Por Gazeta News

Craig Blanchard posa ao lado de termômetro marcando 130°F (54,4°C) no Parque Nacional de Death Valley, na Califórnia.

Cidades na Califórnia, Nevada, Arizona e Novo México têm sido castigadas por uma intensa onda de calor que se estendeu do final de semana até o início da semana, com temperaturas que ultrapassam 122º F (50º Celcius).

De acordo com o site AccuWeather, a onda de calor provocou temperaturas que se aproximam de recordes históricos em múltiplas cidades no último domingo. Em Death Valley, na Califórnia, os termômetros marcaram 130º F (54,4°C), próximo dos 133.88°F, que é a maior temperatura já registrada no planeta - na mesma cidade, em 10 de julho de 1913. Em Las Vegas, Nevada, os termômetros marcaram máxima de 116°F no dia 30, empatando com o recorde histórico local. Em Phoenix, Arizona, a alta foi de 114.98º F. Incêndio florestal mata 19 bombeiros no Arizona Ao tentar conter um incêndio florestal em Yarnell, no Arizona, 19 bombeiros morreram, no dia 30. No dia 1º, o presidente Barack Obama lembrou os “heróis” durante sua viagem à África.

Trata-se da pior tragédia florestal registrada em 30 anos nos Estados Unidos.  Além disso, é o maior número de mortes de bombeiros em um incidente desde o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

Segundo Obama, o governo federal está ajudando e se mantém “em forte contato” com as autoridades estaduais e municipais para apoiar a luta contra incêndios “de alta periculosidade” que estão atingindo o Arizona, estado fronteiriço com o México, e outras partes do sudoeste do país.