Ônibus espacial retorna à Terra com segurança.

Por Gazeta Admininstrator

O ônibus espacial Discovery pousou no Centro Espacial Kennedy, no sudeste da Flórida, após realizar 13 dias de missão.

"Bem-vindo de volta, Discovery. Parabéns pela grande missão", comunicou o centro de controle da missão ao comandante Steven Lindsey.

Aproximação com a Terra se iniciou às 8h09. A nave ativou os pequenos foguetes que diminuiram sua velocidade e permitiram a entrada na atmosfera, atraída pela gravidade do planeta.

As chuvas que atingiram esta segunda-feira a região da Flórida não impediram a descida da nave. A operação, considerada de alto risco, resultou em tragédia em 2003, com o Columbia. Em 2005, porém, na retomada do programa que marcou o retorno das naves da Nasa ao espaço após o acidente, o retorno do Discovery ocorreu sem problemas.

O Discovery, que levou à Estação Espacial Internacional (ISS) várias toneladas de alimentos, roupa e equipamentos de pesquisa, traz ao planeta duas toneladas de lixo e equipamentos com defeitos.

Durante a missão, os astronautas Michael Fossum e Piers Sellers fizeram três caminhadas espaciais, cada uma de sete horas, que serviram para a inspeção da nave, a instalação de equipamentos na ISS, o teste de câmeras e ferramentas, e testes com adesivos para a reparação de naves no espaço.

A nave se separou da ISS no sábado, junto a qual orbitou a 395 quilômetros da Terra, e seguiu em órbita a cerca de 27 mil km/h à espera do momento propício para a aterrissagem no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

O ônibus decolou em 4 de julho. A nave levou ao espaço o comandante Steven Lindsey, o piloto Mark Kelly e os astronautas Michael Fossum, Lisa Nowak, Stephanie Wilson, Piers Sellers e o alemão Thomas Reiter, este último, da ESA (Agência Espacial Européia), ficou na ISS com o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams.

Esta foi a 115ª missão de ônibus espacial da Nasa, e a 18ª a visitar a ISS. É também o 32º vôo do ônibus espacial Discovery.