“Onlive Desktop” disponibiliza Word, Excel, Powerpoint, Flash e MLXchange para iPads - Inform@tica

Por Arlindo Machado

photo2

O iPad da Apple é, sem dúvida, o mais popular dentre os vários modelos de tablets existentes, tendo alcançado 50 milhões de aparelhos vendidos até janeiro de 2012, com mais de 500 mil aplicações. Embora contando com uma grande variedade de aplicativos se tinha a impressão de que não se podia fazer muito mais do que checar emails e viajar pela internet, com alguma restrições, tais como: flash player e o MLXchange, aplicação utilizada por realtors (corretores de imóveis). Por essa razão, o iPad estava sendo utilizado mais como um aparelho de entretenimento e quando se tratava de tarefas de trabalho, o iPad, na maioria das vezes, não substituia o laptop.

A empresa OnLive de computação em nuvem (cloud computing), mais conhecida por um serviço de streaming de vídeo game, lançou um aplicativo para fazer o iPad mais produtivo. OnLive desktop traz para o iPad as versões online do Microsoft Word, Excel e PowerPoint e ainda Internet Explorer com os plug-ins para flash.

Essas versões não são versões resumidas mas completas com todos os recursos em pleno funcionamento que vivem em um ambiente virtual Windows 7, hospedado em poderosos servidores remotos da OnLive. Você pode criar, editar e rever documentos do Word; adicionar gráficos, vídeos e animações, apresentações em PowerPoint, e planilha eletronica no Excel como se você estivesse trabalhando em um computador Windows. A versão grátis dá direito de armazenar até dois gigabytes de informação e você pode acessar os arquivos desde um PC ou Mac. Esta versão grátis também vem com o Windows Media Player e outros acessórios da Microsoft, como o Bloco de Notas o Paint e a Calculadora.

A versão Plus tem um custo mensal de $4,99. Ela disponibiliza o uso de Internet Explorer (IE). Você pode estar se perguntando: por que você precisa do Internet Explorer quando há um navegador Safari perfeitamente capaz construído no iPad? A resposta é simples: Safari no iPad não permite acesso à páginas em flash, que são muito presentes na web. O IE é totalmente compatível com o flash vídeo e sites de jogos e também podem acessar websites complete.

É impossível não ficar impressionado com este aplicativo, porém existem limitações. Por exemplo, a impressão não é ainda uma opção disponível. Para imprimir, você terá que acessar sua conta de um computador, abrir seu aquivo e fazer a impressão.

A grande vantagem da versão Plus é que com ela os realtos conseguem acesso integral ao MLXchange. O My Florida Regional MLS anunciou a chegada do OnLive, com o título: “a ferramenta que precisávamos, a ferramenta que procurávamos”. A versão foi testada pelos membros do conselho da MFR, que afirmaram que com o OnLIive se tem completo acesso ao MLXchange e que a única coisa que ainda não se pode fazer é imprimir.

O que você precisa saber agora é como obter o OnLive para o seu iPad, então tome nota:

1. Acesse o site http://desktop.onlive.com/ e click no link “service Plan” para escolher entre as duas versões disponíneis: free ou plus, e faça o seu registro. Lembre-se que a versão grátis não dá acesso ao MLX;

2. Faça o download do aplicativo OnLive para o seu iPad através do Apple Store;

3. Abra no seu desktop OnLive Ipad, digite suas informações de conta, e mãos a obra. Você agora tem acesso ao mundo do windows 7 em seu iPad.

Qualquer dúvida acesse o site do Gazeta e publique suas perguntas e curiosidades.