ONU diz que 5 milhões de ucranianos precisam de ajuda

Por Gazeta News

Cerca de 5 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária, devido ao conflito no Leste da Ucrânia, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltando que se trata de uma crise humanitária e “uma situação muito sombria”.

A ONU calcula que 4,7 milhões de pessoas em território separatista, em zonas de combate ou nas suas proximidades, necessitem de ajuda. Além disso, 300 mil pessoas fugiram para outras partes do país e 1 milhão procuraram refúgio no exterior para escapar do conflito que já matou mais de 6 mil pessoas em dez meses.

Para poder agir, as Nações Unidas têm de cruzar a linha de frente do Exército ucraniano, construir “abrigos de emergência”, conseguir acesso a água e saneamento, além de “haver uma necessidade desesperada de medicamentos”, indicou o coordenador para a ajuda humanitária da ONU na Ucrânia, Neal Walker.

“Essas pessoas têm vivido em circunstâncias extremamente difíceis, sob bombardeios constantes, e por isso se esconderam em adegas e cavernas que não dispõem de sanitários. Muitas vezes não têm comida, nem água ou aquecimento”, descreveu Walker. As informações são da “Agência Lusa”.