ONU pede que Estados Unidos cumpra promessa de fechamento da prisão de Guantánamo

Por Gazeta News

guantanamo

A Organização das Nações Unidas (ONU) reiterou as críticas ao governo dos Estados Unidos por manter em funcionamento a prisão de Guantánamo, localizada em território cubano. A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, cobrou a promessa do governo norte-americano de fechar o centro de detenção, no qual estão 166 presos. Autoridades militares disseram que 102 deles estão em greve de fome há mais de cem dias. Advogados dos prisioneiros dizem que esse número está próximo de 130.

As autoridades norte-americanas enviam para Guantánamo condenados por crime de terrorismo. No local, a maioria dos detentos segue a religião muçulmana. Segundo Navi Pillay, a lei internacional de segurança é violada na penitenciária.

Em abril, a ONU manifestou-se sobre a greve de fome de vários dos detentos. Os presos reclamam de agressões e de desrespeito à religião muçulmana pelos seguranças de Guantánamo. Há quatro anos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeu-se a fechar a prisão, aberta pelo ex-presidente George W. Bush, em janeiro de 2002.