Onze dos lugares mais poluídos dos EUA estão no sul da Flórida

Por Gazeta News

chemical-spill
[caption id="attachment_140704" align="alignleft" width="300"] Foto: Fox News[/caption]

Uma lista divulgada esta semana mostra quantos e onde estão espalhados por todos os EUA, inclusive no sul da Flórida, os lugares mais tóxicos do país. Segundo a revista Time, existem 1.317 locais chamados de "Superfund" pela Agência de Proteção Ambiental, onde os produtos tóxicos foram despejados. Ao longo de décadas, toda essa poluição contamina o solo, a água e o ar.

"A lista do Superfund contém o pior dos lugares mais tóxicos nos EUA - são realmente os lugares desagradáveis", disse Chris Portier, ex-diretor da Agência de Substâncias Tóxicas (Environmental Protection Agency/EPA), à revista Time. A agência é uma divisão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, que determina o nível de risco de cada local.

Frequentemente, próximo afábricas e dos aterros, os locais mais poluídos são tipicamente em áreas altamente povoadas. Relatórios apontam, há tempos, que New Jersey encabeça a lista dos locais mais tóxicos nos Estados Unidos, e é o estado mais denso por população.

No sul da Flórida, o órgão diz que existem 11 lugares Superfund: 6 em Miami-Dade e 5 em Broward. Um estudo específico para o estado determinou que as pessoas que vivem em condados com locais de resíduos perigosos tiveram 6% mais probabilidades de serem diagnosticado com câncer do que aqueles que não vivem em estreita proximidade com esses locais.

Emily Leary é coautora do estudo como estudante de pós-graduação na Universidade da Flórida, em Gainesville, e acredita que os produtos químicos e tóxicos destes lugares Superfund estão sendo espalhados pelas águas superficiais da Flórida.

"Muita pesquisa sobre o câncer olhou para a poluição do ar, mas muitos poucos têm olhado para outros modos de transporte de toxinas", disse Leary à Time.

Como os registros de câncer normalmente não incluem onde um paciente vivia quando receberam um diagnóstico, os cientistas ainda não podem vincular definitivamente a proximidade com locais do Superfund como uma causa. De acordo com a Time, as descobertas de Leary recomendam que sejam realizados estudos adicionais.

Entretanto, Portier diz que o estudo de Leary tem o mérito. Ele apontou como sua antiga agência encontrou riscos elevados de câncer em fuzileiros navais e suas famílias que bebiam água de poços perto de locais de despejo de produtos químicos no Base Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

O programa Superfund da EPA visa limpar locais de resíduos perigosos, mas pode enfrentar cortes orçamentários sob o governo do presidente Trump, que propôs reduzir o financiamento do órgão em 31%.

Confira a lista dos locais Superfund no sul da Flórida:

#BROWARD

Davie- 33314 DAVIE LANDFILL Pompano Beach -33064 FLASH CLEANERS Fort Lauderdale-33314 FLORIDA PETROLEUM REPROCESSORS Fort Lauderdale - 33309 HOLLINGSWORTH SOLDERLESS TERMINAL Pembroke Park -33024 PETROLEUM PRODUCTS CORP. Pompano Beach- 33069 WILSON CONCEPTS OF FLORIDA, INC. Fort Lauderdale- 33311 WINGATE ROAD MUNICIPAL INCINERATOR DUMP #MIAMI DADE Miami -33142AIRCO PLATING CO. Miami-33147 ANACONDA ALUMINUM CO./MILGO ELECTRONICS CORP. North Miami Beach- 33169 ANODYNE, INC. Hialeah- 33010 B&B CHEMICAL CO., INC. Miami-33150 CONTINENTAL CLEANERS Miami- 33155 GOLD COAST OIL CORP. Homestead- 33039 HOMESTEAD AIR FORCE BASE Miami-33166 MIAMI DRUM SERVICES North Miami-33161 MUNISPORT LANDFILL Hialeah -33012 NORTHWEST 58TH STREET LANDFILL Medley - 33178 PEPPER STEEL & ALLOYS, INC. Hialeah - 33010 STANDARD AUTO BUMPER CORP. Miami - 33159 VARSOL SPILL Princeton - 33032 WOODBURY CHEMICAL CO. (PRINCETON PLANT) Outros detalhes nosite da EPA. Com informações da 7News.