Operação do FBI resgata meninas da prostituição

Por Gazeta Admininstrator

O FBI resgatou neste fim de semana mais de 45 adolescentes que, supostamente, se prostituíam nos Estados Unidos. A operação nacional tem o objetivo de retirar as menores de idade de uma rede de sexo ilegal e punir os responsáveis por levá-las à prostituição.

Em três noites, a chamada Operação de Costa a Costa prendeu mais de 50 pessoas acusadas de exploração sexual, de acordo com dados preliminares. As adolescentes resgatadas têm entre 13 e 17 anos.

Historicamente, as autoridades federais americanas raramente intervêm com ações relevantes contra a prostituição, porém o FBI está envolvido na ação e tenta impedir que as jovens voltem a ser pegas pela indústria do sexo. “A meta é recuperar as meninas. As consideramos vítimas da prostituição”, disse o sub-diretor assistente do FBI, Daniel Roberts.

“Infelizmente, a maioria destas meninas é o que qualificamos de “meninas indigentes”, sem apoio familiar, sem amigos. São meninas que não querem nada, são solitárias. Muitas fugiram de suas casas”, completou Roberts. A maioria das jovens é colocada sob os cuidados de agências locais de proteção infantil.

Agentes de Miami, Chicago, Anchora-ge e Alaska participaram da operação, cujo esforço também está concentrado em punir com sentenças mais duras os responsáveis por levar estas meninas para a prostituição. “Algumas destas redes de prostituição e seus organizadores são muito sofisticados, são interestaduais”, disse Roberts. A operação, realizada no fim de semana, foi a terceira deste tipo e faz parte de um programa federal mais amplo implementado em 2003 para combater a exploração sexual de menores de idade.