Ophelia deve permanecer na Carolina do Norte por ao menos 12 horas

Por Gazeta Admininstrator

O furacão Ophelia se aproximou nesta quinta-feira da costa da Carolina do Norte, e permanece estacionário na região das ilhas Outer Banks, sem causar danos de grande proporção. As informações dão conta que o furacão deve permanecer na região por mais 12 horas.
Às 12h de Brasília, o centro de Ophelia estava 56 km ao sudoeste do Cabo Hatteras e 90 km a leste-nordeste do Cabo Lookout. O furacão se movia do leste para o nordeste a apenas 5 km/h.

Devido à lentidão com que a Ophelia se move, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês, com sede em Miami), informou que o furacão deve ficar sobre a região de Outer Banks por um período de 12h a 24h.

O furacão provoca ventos de 129 km/h, segundo o NHC. Em Hatteras Village, foram registrados ventos de até 153 km/h, de acordo com o centro.

Mais de 81 mil casas e comércios estavam sem eletricidade no início da tarde desta quinta-feira no leste da Carolina do Norte, mas, durante a madrugada, o número chegou a 200 mil.

Retirada

Centenas de moradores da ilha de Hatteras aparentemente não atenderam às ordens de retirada.

"Se você recebeu ordem para sair e não o fez, agora é o momento de se retirar, principalmente se você estiver em Outer Banks", afirmou o governador do Estado, Mike Easley.

Um alerta de furacão incluiu cerca de 355 km ao longo da costa do Estado, de Surf City, ao norte de Wilmington, até a fronteira com a Virgínia. Um alerta de tempestade tropical cobriu a entrada da Baía Chesapeake.

A expectativa é que o Ophelia produza entre 8 centímetros 13 centímetros de chuvas ao longo da costa, segundo meteorologistas. Easley afirmou que entre 30 e 38 centímetros de chuva já caíram em alguns locais do sul da costa-- entre eles, Wilmington, onde parou de chover no início da tarde desta quinta-feira.

Até o final da manhã, não houve relato de prejuízos graves na ilha de Hatteras, segundo a porta-voz do Condado de Dare, Quinn Capps. "As pessoas estão seguindo os alertas. Elas estão ficando fora das ruas".

Danos

Na cidade de New Bern, em Pamlico Sound, a água já começava a escoar nesta quinta-feira, após chuvas abundantes.

As tempestades fizeram com que muitas pessoas permanecem em casa na comunidade de Harlowe, segundo o Corpo de Bombeiros de Harlowe

Apesar de ter danificado piers ao longo da costa, Ophelia "causou poucos danos estruturais", segundo Hunter Birckhead, porta-voz da Division de Gerenciamento de Emergências do Estado. "A maior parte são danos menores, como telhados que ficaram danificados."

Na praia de Ocean Isle, ao sul de Wilmington, a rua em frente à praia foi inundada por ondas gigantescas. No norte, ondas danificaram o pier de um hotel na ilha de Bogue Banks.

Ophelia foi a 15ª tempestade e é o sétimo furacão da temporada de furacões do Atlântico, que teve início em 1º de junho e termina em 30 de novembro.