Opinião: Amanhecendo com o presidente Donald Trump

Por Ingrid Domingues

No dia 8 de novembro, os EUA viveram um momento histórico. Não somente tivemos a primeira mulher disputando a Presidência, mas também tivemos um “não-político” batalhando pelo mesmo cargo.

Donald Trump será o presidente dos EUA pelos próximos quatro anos e, com essa notícia, amanhecemos todos com mil perguntas, dúvidas, sentimentos tristes e felizes, medo e insegurança.  O que realmente significa um mandato presidencial de Donald Trump? O que ele irá representar para a comunidade de imigrantes dos EUA?

Para os milhões de imigrantes indocumentados nos EUA, a ansiedade e preocupação é real, porém, não realista, talvez. Nada irá acontecer nem hoje nem amanhã, nem dia 20 de janeiro de 2017.

O que se pode esperar para uma comunidade de imigrantes indocumentados? Barack Obama prometeu passar uma reforma imigratória no início do seu primeiro mandato e, mesmo com um Congresso democrata por quase dois anos, esta promessa não chegou a ser cumprida. Donald Trump terá a mesma situação – um Congresso republicano.

Donald Trump não esconde ser contra a imigração “ilegal” e a favor da imigração “legal”. Ele terá que lidar com mais de 12 milhões de indocumentados atualmente nos EUA, e não acredito que será possível uma deportação em massa. O mais lógico que poderá acontecer é finalmente termos uma proposta de lei, como a que foi inciada por Marco Rubio e sua “gangue de 8”. Algo nesse estilo provavelmente será reavaliado e, talvez, desta vez, terá uma passagem fluída pela Câmara e Senado, chegando à mesa do presidente. Marco Rubio foi vitorioso na Flórida e ele certamente terá um papel forte em qualquer proposta de lei referente a uma reforma imigratória.

Não há necessidade de pânico como muitos estão divulgando. Não há necessidade de desespero. Este foi um momento histórico, no qual elegemos um presidente sem passado político, o que poderá ser de fato benéfico à comunidade imigrante. A passagem de uma reforma imigratória durante o mandato de presidente Trump irá consolidar e reforçar a mensagem ao público que os EUA, de fato, são um país dos imigrantes e irá corrigir um sistema falido. Não sabemos o que irá surgir do Congresso referente ao pleito dos imigrantes, mas não creio que vamos ver nada por algum tempo, nem positivo nem negativo, mas algo está sendo planejado no horizonte.

Para aquelas pessoas que querem investir nos EUA, uma Presidência Trump poderá continuar a ser benéfica. Donald Trump é um homem de negócios que reconhece o valor de um bom investimento em um negócio. Os EUA não deixam de ser um “negócio”, precisando de investimento e profissionais para mantê-lo vivo, ativo e lucrativo. O investidor estrangeiro não deverá desistir de quailquer investimento somente pelo fato de Donald Trump ter vencido a presidência dos EUA.

O investidor estrangeiro deve se armar de informações corretas e realistas quanto a sua decisão de investir no país. Como todo negócio, nada é certo ou garantido, e todo investimento tem seu risco. Tomar uma decisão apenas ouvindo ou acreditando em comentários sensacionalistas, sem fundamentos verídicos ou sem fatos comprovados, não seria prudente. Fontes ou pessoas que tentam amendrontar um imigrante ou investidor sem fornecer um panaroma real, somente causam caos, desespero e medo.

Se você é um imigrante indocumentado ou um estrangeiro que queira investir neste grande país, tente avaliar essa nova era política com uma mente aberta, informada e sem desespero.

Os EUA têm sido um país acolhedor a milhões e milhões de pessoas, e não creio que isso irá acabar simplesmente porque temos um presidente conservador.

Para quem está com processos imigratórios pendentes, ligue para seu/sua advogado(a) e ouça o conselho deles. Para os investidores que queiram vir para este país maravilhoso, estudem bem seus planos e procure seu/sua advogado(a). Nestes momentos de tanta controvérsia, a melhor fonte de informação verídica, correta e sem manipulação será do seu advogado. Pois, ele ou ela, fará somente o que for melhor para seu cliente.

Temos também que lembrar que imigração não é a única plataforma de grande interesse para o público americano. Temos que lembrar que a economia, a nomeação de juízes para a Corte Suprema, o futuro das forças armadas, o bem-estar dos veteranos e a luta contra o terrorismo mundial são preocupações reais e de igual importância.

Vamos em frente, continuando a amar este país.