Com a aproximação do final do verão, o prazo para que o presidente Barack Obama cumpra a promessa feita em junho, de que irá usar seu poder executivo para a reforma imigratória, se aproxima. Se ele agir unilateralmente, isso irá representar uma mudança de 180 graus para um presidente que sempre defendeu que a Constituição delega esse poder de fazer leis exclusivamente para o Congresso.
Um editorial do “Miami Herald”desta semana disse que não é necessário um acadêmico para concordar com essa posição em um mundo ideal, mas ao mesmo tempo, defender isso agora é ignorar a realidade de hoje em Washington. A escolha é: ou Obama age por conta própria, ou nada será feito para consertar um sistema imigratório quebrado.
Já pudemos perceber que o Congresso virtualmente abdicou de sua responsabilidade de consertar o sistema de imigração. Os republicanos conservadores demandam uma aderência rígida à sua própria agenda, enquanto republicanos moderados estão paralisados para não ofender as vozes mais estridentes do partido, especialmente em um assunto tão sensível como a imigração.
Antes de saírem para o recesso de verão, legisladores mais uma vez acabaram com qualquer chance de consertar o sistema de imigração e Obama prometeu agir “antes do final do verão”, segundo estimativas. Agora, ambos os lados da arena política estão esperando ansiosamente.
Esta semana, vimos opiniões de todos os lados, arriscando quanto e quando será feito pelo presidente.
A realidade é: o Congresso não irá agir – nem esse ano e provavelmente não até as próximas eleições presidenciais. O presidente Obama então não tem alternativa que não seja ver o que pode fazer por conta própria.
O “Miami Herald” sugere que a melhor alternativa agora seria tirar milhões de residentes -- que não irão se autodeportar – das sombras e livrá-los da deportação, deixando-os que entrem com pedido de autorização de trabalho. “Deixe que eles se registrem, trabalhem legalmente e paguem sua parte nas taxas”, disse o corpo editorial do jornal, no dia 25. “A maioria deles já trabalha, mas sob condições que os fazem vulneráveis à exploração e, muitas vezes, pagos em dinheiro”.
Isso ajuda a baixar salários para toda a classe trabalhadora e separa famílias injustamente. Uma ação de Obama, se for bem feita, faria com que policiais pudessem focar mais em prender criminosos.
Enquanto esta ação iria, sim, enfurecer muitos, ainda estará longe de ser uma anistia. E se legisladores têm uma melhor solução, eles são livres para passar uma reforma imigratória melhor e que tem mais chances em tornar-se uma lei permanente.