Ordens Executivas permitiriam que 87% dos indocumentados permanecessem nos EUA

Por Gazeta News

deportaçoes reforma

A deportação de imigrantes indocumentados que não têm antecedentes criminais será reduzida consideravelmente como resultado das novas regras de imigração anunciadas em novembro pela administração do presidente Barack Obama, de acordo com um novo estudo publicano na última semana.

O estudo de 36 páginas do Migration Policy Institute (MPI), uma respeitada instituição de pesquisa de imigração em Washington, D.C., disse que as novas políticas poderão diminuir as deportações dos Estados Unidos em pelo menos 25 mil casos por ano e eventualmente estender proteção da deportação para um número maior de imigrantes indocumentados, caso as ações executivas fossem aplicadas.

Com as medidas, 87% dos imigrantes indocumentados poderão permanecer nos Estados Unidos.

O estudo do MPI considerou que o Departamento of Homeland Security (DHS) focará em deportar imigrantes que são considerados uma ameaça pública, por terem sido condenados por crimes graves, violado as ordens de deportação ou terem ingressado no país recentemente.

Os autores do relatório estimam que 13% dos 11 milhões de imigrantes indocumentados que residem nos EUA (1,4 milhão) se encaixariam em uma destas categorias, o que os transformaria em alvo prioritário das deportações após a entrada em vigor das novas diretrizes para expulsão de imigrantes indocumentados.

Em 2012, o governo americano iniciou o programa de ação diferida para permitir a permanência e trabalho para imigrantes que cresceram no país, e tentou ampliá-lo em fevereiro para um maior número de jovens, assim como para os pais de filhos nascidos no país, respectivamente Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e Deferred Action for Parents of Americans (DAPA).

Estas duas últimas ampliações foram suspensas por um juiz federal do Texas depois de uma reivindicação apresentada por vários estados e que aguarda agora uma resolução de um tribunal de apelações.

No total 5,2 milhões de imigrantes se beneficiariam dessas medidas de alívio migratório, mas o MPI lembra que a implementação de novos guias para a polícia e agentes de imigração ampliaria este número de beneficiados para 9,6 milhões.

As ações executivas do presidente Barack Obama e as novas recomendações para as deportações reduzirão o número de expulsões anuais em mínimos históricos.

Segundo o MPI, as deportações diminuirão 25 mil anuais, ficando abaixo de 100 mil.

O recorde de deportações aconteceu em 2011 com a expulsão de 188 mil imigrantes que tinham cometido delitos.

O Secretário do DHS, Jeh Johnson disse que o estudo do MPI explicou bem como as novas medidas impedirão a deportação de muitos imigrantes.

“Eu anunciei as novas prioridades de deportação, que têm como foco a segurança pública e a proteção das fronteiras, enquanto tira o foco daqueles que estão aqui há anos e são parte da comunidade”, disse.