Organismo ácido ou básico: o que é mais saudável?

Por Ivani Manzo

bottles-60479_1920

Um dos assuntos abordados no início de um curso de fisiologia humana é a homeostasia. O que significa manutenção do equilíbrio do corpo, como suar para diminuir o calor e tremer para sentir menos frio; Aumentar a frequência cardíaca quando precisamos de mais oxigênio nos músculos e diminuir a frequência quando estamos em repouso.

No entanto, recentemente tem surgido uma nova moda. A moda de tentar alterar o pH do corpo. Digo tentar porque graças à Deus, isso não é fácil de ser feito. Falando rapidamente sobre o que é pH. Essa sigla é usada para medir se um determinado meio é ácido, básico (ou alcalino) ou neutro. O pH pode variar entre 1 e 14 apenas. Assim, pH 7 significa que o meio é neutro como é a água pura. Menor que 7 é ácido e quanto menor, mais ácido enquanto que maior que 7 é básico e também quanto maior mais básico. Por exemplo: o pH do suco de laranja é aproximadamente 4. Isso quer dizer que é ácido, mas não muito. O pH do suco gástrico é 2, isso quer dizer que é muito ácido, muito mesmo. Mas não se preocupe, nosso estômago é preparado e tem um muco protetor. Já o suco que é lançado nos intestinos, produzido pelo pâncreas, tem pH 8 e é alcalino. É assim mesmo, cada parte do nosso corpo tem um pH diferente e funcionamos muito bem assim. A propósito, a saliva tem pH 7, neutro.

Mas apareceu essa nova moda, a de tomar água alcalina para evitar o desenvolvimento de câncer, isso baseado no fato de que o meio ácido favorece o aparecimento dessa doença. Mas, como seria possível mudar o pH do estômago apenas tomando água? Realmente não seria, e não é possível. Se nosso estômago produziu muito suco gástrico que é rico em ácido clorídrico (tem pH 1) e o muco protetor não está dando conta, ou alguns remédios diminuíram o muco, como os anti-inflamatórios, podemos fazer uso de sustâncias alcalinas para tentar diminuir um pouco a acidez, mas apenas no local, o resto do nosso corpo irá continuar da mesma forma.

O controle do pH de diferentes partes do nosso corpo é tão rígido e funciona tão bem que essas alterações, quando acontecem levam a pessoa à morte. Os casos são chamados de acidose metabólica ou alcalose metabólica e a pessoa para ser estabilizada precisa estar em ambiente hospitalar. Não será uma garrafinha de água alcalina que vai mudar alguma coisa. Quando ingerimos um líquido, como água, esse líquido será absorvido e vai para o sangue. O pH do sangue deve ficar entre 7,35 e 7,45. Se aumentar ou diminuir saindo dessa faixa, nós simplesmente estamos em risco de morte e se nada for feito vamos mesmo morrer. Então, seguindo a lógica divulgada que a água alcalina irá diminuir a acidez do organismo, o sangue deveria ficar mais ácido e nós morreríamos por beber essa água alcalina. Portanto, não funciona.