Órgão da Flórida encoraja clientes a preencherem reclamação contra Intertransfers e Global

Por Marisa Arruda Barbosa

FLOFR

Enquanto o site da empresa de remessas Intertransfers continua informando um número de telefone que poucos conseguem ligar, o Florida Office of Financial Regulation parece estar sendo mais proativo para ajudar os clientes que tentam recuperar o dinheiro que tentaram enviar ao Brasil através da empresa.

A Intertransfers e a Global Money Remittance falharam ao não enviarem as remessas dentro do prazo máximo de 10 dias úteis depois de recebimento e por isso o OFR emitiu uma ordem emergencial, no dia 12, de Cease and Desist, suspendendo, assim, a licença das duas companhias.

“O OFR está encorajando qualquer um que tenha reclamações sobre as empresas a preencher uma reclamação junto ao OFR. Essas reclamações nos darão as informações necessárias para ajudar em nossas investigações dessas duas companhias”, disse Tiffany Vause, diretora de Comunicações do FLOFR. De acordo com a carta da OFR, muitas condenações de empresas aconteceram depois da reclamação dos consumidores.

Antônio Carlos Conçalves, que mora em Miami Beach, foi cliente da Intertransfers por 10 anos e nunca teve problema até agora, quando enviou $3,6 mil dólares para que sua família construísse um poço em Pernambuco. “Eu construí uma casa toda enviando dinheiro pela empresa e sempre chegou”, disse ele. “Mas, dessa vez, não foi e a seca lá está muito forte esse ano. Eles estão quase sem água e por isso enviei dinheiro para que construíssem um novo posso. Como o dinheiro não chegou, mandei pelo menos $1 mil dólares emergencialmente por outra empresa, enquanto tento reaver o dinheiro que mandei pela Intertransfers”.

Antônio Carlos disse ao GAZETA que já deu entrada em sua reclamação junto ao OFR e espera uma carta com informações de como dar entrada à reclamação junto ao seguro da empresa. O mesmo ocorreu com Marion Gorenstein e Tiêta Sandins, que já deram entrada em suas reclamações, no site Flofr.com.

“Depois que a pessoa der entrada à reclamação, dependerá da companhia de seguro como e quando devolverá o dinheiro dos consumidores”, disse Tiffany.

Marion já recebeu a carta o OFR e já começou a lidar diretamente com a seguradora.  De acordo com ela, “todas as empresas que trabalham com dinheiro têm que fazer um ‘bond’, que é o seguro da empresa. Quando acontece alguma coisa, como no nosso caso, quem paga as vítimas é o bond”, explica.

Como fazer a reclamação (file complaint), primeiro junto ao FLOFR Acesse o site Flofr.com e vá para “file a complaint”, onde o usuário deverá se registrar. Na reclamação, deverá incluir um resumo do que ocorreu, nome da firma ou indivíduos envolvidos e o que ocorreu. Inclua cópias dos documentos, como recibos e extratos bancários.

Depois disso, o cliente receberá uma carta com um número da reclamação e as instruções para residentes da Flórida ou não residentes. A reclamação a ser enviada para a seguradora deve conter as mesmas informações acima, mais o bond number (40076961 para Intertransfers e 41097338 para a Global) e as informações do consumidor, conforme estará especificado na carta recebida. Depois, a seguradora enviará um formulário que a vítima deverá preencher, assinar e retornar junto com o recibo da remessa. Marion foi informada pela seguradora que o recibo deverá ser traduzido, pois está em português.