Orquestra Jovem da Bahia divide o palco com a Orquestra Sinfônica de Miami

Por Gazeta News

orquestra 1

A Bahia talvez seja o estado mais musical do Brasil. Embora o “axé” seja considerado “sinônimo da música baiana”, foi lá que surgiram Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso e, para a surpresa de muitos, a Orquestra Jovem que é considerada uma das melhores do país. O reconhecimento da Orquestra Jovem da Bahia é internacional. Ela já foi aplaudida em pé depois de uma apresentação no Royal Festival Hall, em Londres.

Chegou a vez da Flórida conferir o talento desses jovens brasileiros. Integrantes da Orquestra Jovem da Bahia vão dividir o palco com a Orquestra Sinfônica de Miami no concerto “Journey to Brasil”, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Serão duas apresentações, uma em Miami e outra em Cutler Bay. O concerto tem a participação especial da pianista mineira Simone Leitão, do jovem maestro e percussionista Yuri Azevedo e do compositor André Mehmari. “A expectativa é muito grande. Teremos muito talento reunido. Não tenho nenhuma dúvida de que o público vai se emocionar”, diz o produtor executivo Frederico Gouveia.

Bom programa e boa ação

O concerto “Journey to Brasil” faz parte do projeto “Brasil Classical Series”, que tem como objetivo não só divulgar compositores e intérpretes brasileiros nos Estados Unidos, mas também incentivar a música clássica no Brasil. Parte do valor que for arrecadado com a venda de ingressos vai ser usada para a compra de instrumentos musicais para o projeto Neojibá, que promove a integração de jovens carentes à sociedade através da música.

Projeto Neojibá

Em 2007, tendo como diretor-fundador o músico baiano Ricardo Castro, o Neojibá se tornou uma possibilidade de mudança na vida de jovens e crianças que, através da prática coletiva da música, podem adquirir uma sensibilidade especial juntamente com um alto nível de excelência, criando ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades.

O Neojibá conta com um Núcleo de Gestão e Formação Profissional - NGF, em funcionamento no Teatro Castro Alves, onde ensaiam suas orquestras principais: a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), com 94 integrantes entre 12 e 25 anos, e a Orquestra Castro Alves (OCA) com 59 integrantes entre 8 e 18 anos. Em maio de 2010, foi criado também um coral com 40 jovens do Colégio Estadual ICEIA de Salvador. Em virtude da alta demanda de jovens para entrar no programa, mantém-se em atividade a Orquestra Pedagógica Experimental – OPE, capacitando músicos de cordas, entre 8 e 15 anos.

No espaço do Teatro Castro Alves, os integrantes das orquestras realizam diversas atividades. Desta forma, o programa possui também a função de colaborar na perspectiva do ensino integral, oferecendo uma atividade cultural e social no turno oposto ao escolar, além de proporcionar a crianças, jovens e suas famílias o acesso ao TCA, que é um patrimônio cultural de Salvador.

As orquestras do NEOJIBA realizaram, desde 2007, mais de 120 apresentações, para um público estimado de 80 mil pessoas. Em julho de 2010, a Orquestra Juvenil da Bahia (Youth Orchestra of Bahia – YOBA), grupo formado pelos 100 melhores integrantes do NEOJIBA, foi a 1ª orquestra sinfônica juvenil do Brasil a se apresentar na Europa, no Queen Elizabeth Hall de Londres, e em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.

São integrantes dessa orquestra, a melhor do projeto Neojibá, que estarão se apresentando com a Sinfônica de Miami.

SERVIÇO

As apresentações de “Journey to Brasil” acontecerão nas seguintes datas:

10 de dezembro, 8 da noite Adrienne Arsht Center 1300 Biscayne Blvd. - Miami

11 de dezembro, 7 da noite South Miami-Dade Cultural Arts Center 10950 SW 211 St. - Cutler Bay

Os ingressos, a partir de US$ 20.00, para o dia 10 de dezembro, podem ser comprados no site www.arshtcenter.org ou pelo telefone (305) 949-6722. Para a apresentação do dia 11, os ingressos devem ser adquiridos no site www.themiso.org ou pelo telefone (305) 275-5666.