Opinião Americana sobre imigração ilegal

Por Gazeta News

vala-deserto1

O debate sobre o futuro dos estimados 11.3 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos está, mais uma vez, na esfera política.

O presidente Barack Obama montou o palco novamente quando anunciou as ordens executivas, agora bloqueadas na corte, para prevenir a deportação de milhões de imigrantes indocumentados.

Os imigrantes indocumentados têm sido o centro das atenções na campanha presidencial republicana, particularmente depois que Donald Trump anunciou que, se eleito, deportará todos os imigrantes indocumentados nos EUA e que construirá um muro na fronteira do país com o México. Além disso, discussões recentes na campanha têm pedido mudança na emenda da Constituição que garante o direito à cidadania a pessoas nascidas nos EUA.

Entre o público geral, há pouco apoio para a tentativa de deportar todos os que vivem nos EUA ilegalmente, mas pesquisas nos últimos anos mostram que há grande apoio à construção de um muro na fronteira, por exemplo. Há tempos que os republicanos estão em conflitos em relação à imigração. Ao mesmo tempo, uma maioria consistente de republicanos é a favor de conceder um caminho ao status legal a pessoas vivendo nos EUA ilegalmente.

O Pew Research Center fez um apanhado dos últimos estudos de opinião sobre a imigração no país. De acordo com estudo de maio deste ano, uma sólida maioria (72%) dos americanos – incluindo 80% dos democratas, 76% de independentes e 56% de republicanos – disse que indocumentados recentemente vivendo nos EUA deveriam ter a permissão de ficar legalmente se atenderem a certas demandas.

Em relação à deportação de todos os imigrantes, apenas 17% do público foi a favor, sendo que 27% deles eram republicanos. Em 2013, outra pesquisa mostrou que 76% dos republicanos disseram que deportar todos os imigrantes indocumentados era uma ideia “irrealista”.

Em relação à mudança da 14ª emenda da constituição, que diz que “todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos são cidadãs americanas e do estado ou jurisdição em que nasceram”, a maioria dos americanos (57%) disse que a Constituição deve ficar como está e 39% foram a favor da mudança, em 2011.

E, 2012, pelo menos 4.5 milhões de crianças nascidas nos EUA viviam com pelo menos um pai indocumentado. Aproximadamente 4 milhões de imigrantes indocumentados vivem com seus filhos que são cidadãos americanos. Muro: Em outubro de 2011, 46% eram a favor da construção de um muro ou cerca na fronteira com o México, enquanto 47% eram contra. Fonte: Pew Research Center.