Os benefícios financeiros de começar uma horta - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

120627_horta

Ter sua própria horta em casa é uma atividade que não só pode ser divertida e educativa para toda a família, mas ajuda a compensar os custos crescentes de alimentos.

Com a economia atual, todos nós estamos procurando maneiras de reduzir as nossas despesas. O crescimento do nosso próprio jardim tem o potencial de reduzir a quantidade de dinheiro que gastamos na compra de alimentos (pelo menos frutas e legumes). Mas há algumas coisas a considerar quando se determinar se existe realmente uma economia em cultivar nossas próprias culturas.

Custo Inicial: Dependendo da escala de seu novo empreendimento agrícola, o custo de iniciar e manter seu próprio jardim pode lhe custar uma pequena fortuna. Para começar, mesmo que seja uma horta pequena, você vai ter alguns custos inicias: ferramentas e outros equipamentos de jardinagem, pesticidas, fertilizantes, cercas, irrigação e outras despesas iniciais. A chave para fazer de sua horta uma poupança, é limitar os custos. Não há nada melhor do que o sabor dos legumes que você colheu em sua própria horta, mas as chances são que você vai acabar com mais vegetais do que você pode consumir. Ter um plano para o que fazer com sua colheita pode determinar se sua horta vai ser a fonte de poupança ou um exercício de futilidade. Embora não haja dúvida de que crescer seus próprios vegetais tem o potencial de poupar dinheiro, há outros benefícios que são igualmente importantes.

Melhor sabor e frescor - legumes caseiros têm um gosto melhor do que qualquer vegetal que você pode comprar a partir de sua mercearia local. A maioria das frutas e legumes que você encontra para comprar foi colhida cedo e foi amadurecida durante o seu transporte da fazenda até a loja, para sentar-se nas prateleiras das lojas. O alimento que você cultivar virá diretamente da horta para a sua cozinha.

Comer saudável - os legumes caseiros são mais saborosos do que os seus homólogos compradas em lojas e há uma boa chance de que eles serão mais saudáveis para você também. Com a probabilidade de você usar, se usar, menos produtos químicos em sua produção do que um produtor comercial, sua colheita será mais saudável.

Terapia saudÁvel - Muitos acham que o trabalho em uma horta é um grande apaziguador do estresse. Trabalhando no solo com as mãos, observando como as plantas que você plantou quando semente começam a se transformar em algo que, em breve, lhe fornecerá alimentos, pode ser muito reconfortante e gratificante.

Família unida - Tenha toda a família envolvida, especialmente se você tem crianças. Esta é uma grande oportunidade de mostrar as crianças exatamente o que é preciso para que o tomate ou o alface venham da terra para a mesa de jantar. Trabalhar no jardim pode ser uma atividade familiar que todos podem desfrutar.

Se você decidiu dar uma chance à agricultura, mesmo em pequena escala, e seu objetivo final é poupar dinheiro, esta intenção provavelmente não será alcançada, ao menos não em grande escala. Mas, às vezes, uma atividade deste tipo vai além do fato financeiro, principalmente se você levar em conta o aspecto terapêutico. Os benefícios desta atividade em família podem, em longo prazo, representar muito mais do que uma simples economia financeira.

Não há dúvida de que, quando você começar este projeto, você terá alguns fracassos e sucessos ao longo do caminho, mas essa é a diversão.

Estarei preparando um artigo sobre aposentadoria aqui, nos Estados Unidos. Você tem perguntas que gostaria de serem respondidas? Mande um email para Claudia@debthelper.com e colocarei suas repostas nesta coluna que estou preparando. Boa semana para todos!