Os carros preferidos dos ladrões.

Por Gazeta Admininstrator

O Cadillac Escalade, o reluzente e luxuoso utilitário esportivo, popular entre celebridades de Hollywood, rappers e atletas famosos, aparentemente também atrai a atenção de outro tipo de público: os ladrões.

Escalades teve o índice mais alto de reclamações para indenizações de seguros pelo quarto ano consecutivo, de acordo com estudo divulgado pelo Insurance Institute for Highway Safety (Instituto de Seguros para Segurança nas Rodovias). O Escalade foi seguido pelo Mitsubishi Lancer Evolution e pela pickup Dodge 1500.

O Highway Loss Data Institute, afiliado do instituto de seguros, observou que o Escalade oferece uma série de atrativos para os ladrões, desde rodas cromadas e assentos de couro até sistemas de DVD. Isso, sem mencionar a campanha de marketing que vende a idéia de que o modelo é sinal de “estar na moda”. “Esse é o carro que Tony Soprano dirige. Ele é visto em uma série de vídeos de rap. Há vários jogadores da NFL que são fotografados nele. Ele parte da nossa cultura pop como uma enorme e reluzente SUV”, disse Kim Hazelbaker, vice-presidente senior do Highway Loss Data Institute.

O instituto calculou quais dos novos veículos eram, mais provavelemente, alvo do desejo dos ladrões, a partir do acesso a notificações de roubos de mil veículos dos anos 2003 a 2005. O escalade apresentou um índice de 13,2%, enquanto o Lancer Evolution teve um índice de 11,9% do total de notificações de roubos pesquisadas.

O porta-voz da Cadillac, David Caldwell, disse que o índice de roubos era resultado da “desejabilidade do veículo”. O modelo 2007 chegará ao mercado equipado com ignição anti-roubo, que previne que o veículo seja arrancado sem a chave adequada.

O Lancer Evolution, uma versão de alta performance, com o dobro da força em cavalos do Lancer sedan standard é, provavelmente, alvo de ladrões por causa dos spoilers e pneus e rodas especiais, que atrairiam a atenção dos ladrões, acredita Hazelbaker.