Os exercícios e o que a sua prática pode trazer de benefícios para você

Por Ivani Manzo

musculacao

Mais uma vez, vamos falar sobre exercícios e o que a sua prática pode trazer de benefícios para você. No meu último artigo, falei sobre os benefícios e cuidados necessários para poder praticar exercícios aeróbios. Hoje, vamos falar, também de forma geral, sobre os exercícios anaeróbios e mais especificamente sobre a modalidade de exercícios com peso. Os exercícios com pesos são mais conhecidos como musculação. É uma das formas mais praticadas de exercício, mas nem por isso é bem conhecida.

A maioria das pessoas procura a musculação por estética, não que isso esteja errado, mas é apenas um dos aspectos positivos dessa prática. A musculação traz à pessoa um aumento no tamanho do músculo exercitado e um ganho de força. Na minha opinião, o ganho de força é mais importante que o aumento do tamanho do músculo. Isso porque ter força muscular propicia uma melhor qualidade de vida. Pessoas que não tem força muscular podem cair mais facilmente e de forma mais perigosa, pois não se seguram e não têm equilíbrio. A saúde dos músculos está associada ao equilíbrio e a diminuição na possibilidade de quedas, especialmente, no envelhecimento. Mas, não é apenas nesses pontos que os exercícios de musculação são importantes. Nós temos um esqueleto e este esqueleto pesa. Tivemos algumas adaptações evolutivas que diminuíram o peso, mas mesmo assim nosso esqueleto é muito pesado. Os músculos são os responsáveis pela locomoção. Isso quer dizer que, no nosso dia a dia, a possibilidade de desempenhar as tarefas é relacionada a força muscular.

Você pode nesse momento pensar que para muitas profissões não é necessária força muscular ou que nem todos necessitam ter força muscular. Mas, acho que posso mostrar que não. Vejamos uma pessoa que fica o dia todo sentada e trabalhando em um computador. Você acredita que essa pessoa não necessita de força muscular? Bem, se ela não tiver força muscular para manter a postura correta da coluna vertebral, ombros e pernas, irá se colocando em posições erradas que a levarão a desvios como hiperlordose, hipercifose ou escoliose entre outras possibilidades de lesão.

Outro ponto que poucas pessoas sabem é que aquela barriguinha que tanto incomoda está muito relacionada a postura e a força abdominal. Existe, sim, um acúmulo de gordura nesse local, mas a projeção do abdômen para frente por má postura também pode contribuir para esse depósito de gordura. Para manter a postura correta é necessário ter força muscular. Além disso, nessa região não existem ossos e é a musculatura que deve segurar as vísceras (intestinos, por exemplo). Como todo exercício precisa ser bem orientado Exercícios de musculação feitos sem uma prescrição individual, sem dúvida, trará danos. A determinação da carga, da postura e da amplitude do movimento devem ser aprendidos antes de se praticar musculação sozinho.

Exercícios feitos com a carga errada e com movimento errado causam lesões musculares e articulares que podem impossibilitar a continuação dos treinos e mesmo podem atrapalhar a vida. A lesão muscular é muito grave, pois o tecido muscular e a cartilagem não se regeneram.

A ajuda profissional é fundamental para praticar exercícios de forma correta e segura. Frequentar academias há muito tempo não significa que a pessoa sabe fazer exercícios e muito menos ensinar. Então vamos arrumar um tempo para podermos cuidarmos do corpo?