Os ingredientes do sucesso

Por Gazeta Admininstrator

Existiu nos Estados Unidos um indivíduo chamado Andrew Carnegie, que foi um dos homens mais ricos de sua época. Com seu dinheiro foi construído o Carnegie Hall, em Manhattan, e várias universidades em seu país. Certo dia, em um momento de reflexão, Andrew Carnegie afir­mou que deixaria muito dinheiro para o mundo, mas que gos­taria de deixar mais do que dinheiro. Ele queria deixar para as pessoas o seu ?toque de Midas?, o seu talento de criar prosperidade.
Durante uma festa, ele conheceu um jovem e ficou ex­­tre­mamente im­pres­sio­nado com a inteligência do rapaz, que se chamava Napoleon Hill. Para espanto do jovem, An­drew Carnegie perguntou-lhe se ele aceitaria trabalhar durante 25 anos em um projeto chamado a ciência do sucesso.
Napoleon Hill foi para casa, pensou no assunto e acabou aceitando o desafio. Durante 25 anos ele teve a opor­­tunidade e o privilégio de entrevistar mi­lha­­res de pes­­­soas. Entre todos esses entrevistados, cerca de mil eram milionários. Destes, ele selecionou 500, que além de terem dinheiro, tinham saúde, boa vida familiar, paz de espírito, etc.


O jovem pesquisador dedicou-se então a estudar profundamente a personalidade desses 500 mi­lio­ná­rios, comparou suas características pessoais com as ca­rac­terís­ticas dos outros entrevistados. Descobriu assim a diferença que faz a diferença entre um in­di­ví­duo bem-sucedido e aquele que batalha, batalha, batalha e não con­segue o que quer na vida.
Essas características são as seguintes:
Em primeiro lugar, a pessoa bem-sucedida gosta de si. Tem auto-estima. Se você mesmo não gosta de si, como é que os outros vão gostar?
Outra característica dos individuos bem-sucedidos é que todos eles, de um modo geral, sabem se expressar bem. Para ser um bom comunicador não é preciso ter nas­cido com esse dom. A habilidade da comunicação pode ser programada em sua mente, em qualquer fase da sua vida.
Napoleon Hill descobriu também que outra caracte­rística da pessoa bem-sucedida é concentrar-se na­qui­lo que quer e não no que não quer. Se você perguntar para várias pessoas o que desejam para o futuro, muitos vão responder assim: ?Não quero ser pobre?; ?Não quero ser uma pessoa doente?. Mas a pergunta não era para ser respondida com uma negação!É muito diferente você con­­­centrar-se naquilo que não quer e concentrar-se na­qui­lo que você quer.


Outra característica levantada por Napoleon Hill: as pessoas bem-sucedidas são otimistas. São pessoas que acreditam que a coisa vai dar certo.
A quinta característica é a dedicação ao trabalho. Se você não gosta de trabalhar, dificilmente será bem-sucedido. Trabalho é amor em ação.
 Finalmente, conforme constatou Napoleon Hill, ser ambicioso é muito importante para o sucesso.

Mudança e melhora são duas coisas distintas.