Os peixes a evitar e a escolher

Por Gazeta News

O médico e autor de best sellers sobre alimentação Dr. Andrew Weil sempre recomendou o consumo de peixe em uma dieta anti-inflamatória. No entanto, não são todos os peixes que oferecem o mesmo benefício, e alguns deveriam ser evitados ou mesmo eliminados de sua dieta. Os peixes mais saudáveis a se escolher são os ricos em ômega-3, ácidos graxos necessários para a saúde física e mental.

As melhores fontes são: salmão selvagem do Alasca, salmão sokeye em lata, sardinha, arenque e bacalhau preto. É recomendado que se consuma entre duas e seis porções por semana.

Evitar

- Grandes predadores, como tubarão, peixe espada, tilefish, cavala e atum branco (albercore) que podem ter níveis elevados de mercúrio.

-Peixes ricos em ômega-6. A Tilápia tem níveis muito baixos de ômega-3 e níveis muito elevados de potencialmente prejudiciais ômega-6. Ômega-6 é pró-inflamatório e conhecido por causar danos aos vasos sanguíneos, coração, pulmão e tecidos articulares, pele e aparelho digestivo.

- Salmão de viveiro (farmed). Embora menos caro do que o salmão selvagem (wild), o salmão de viveiro tem uma relação menos favorável de ômega-3 e ômega-6 e pode conter resíduos de antibióticos e outros medicamentos utilizados para tratar doenças.