Oscar consagra Clint Eastwood e seu filme Million Dollar baby

Por Gazeta Admininstrator

O drama "Million Dollar Baby” (“Menina de Ouro") foi o grande vencedor da 77ª edição do Oscar, entregue na noite domingo, 27, em Los Angeles. A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood transcorreu sem grandes surpresas, com prêmios equilibrados entre os principais indicados da noite.

"Million Dollar Baby" rendeu ainda o prêmio de melhor diretor para Clint Eastwood, melhor atriz para Hilary Swank e melhor ator coadjuvante para Morgan Freeman. O filme narra a história de uma jovem que aspira ser lutadora de boxe, e conta com o apoio de um veterano treinador.

"The Aviator", de Martin Scorsese, que tinha o maior número de indicações (11), terminou ficando apenas com os prêmios técnicos de melhor direção de arte, figurino, montagem e fotografia, além do prêmio de melhor atriz coadjuvante para Cate Blanchett, que interpreta Katharine Hepburn no longa.

O prêmio de melhor ator foi para o favorito Jamie Foxx, por sua interpretação como Ray Charles na biografia "Ray", que levou ainda o prêmio de melhor mixagem de som. O Oscar de melhor filme estrangeiro ficou para o espanhol "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar.

A comédia "Sideways" levou o prêmio de melhor roteiro adaptado. Já na categoria roteiro original, o prêmio ficou com "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças", de Charlie Kaufman. O drama "Finding Neverland" saiu apenas com o prêmio de melhor trilha sonora.

Este ano, a Academia apresentou mudanças no formato de entrega dos prêmios, mais econômico, com todos os indicados subindo ao palco nas categorias técnicas. E também abriu espaço para a auto-crítica com a apresentação do humorista Chris Rock, que não poupou piadas sobre Hollywood e suas estrelas.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrega do Oscar de melhor canção para o filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles. O compositor da música, o uruguaio Jorge Drexler, não foi convidado a interpretar a canção na festa, tarefa que ficou a cargo do ator Antonio Banderas e do guitarrista Santana.

Ao ganhar o prêmio, Drexler subiu ao palco e fez o que a Academia não havia permitido: ao invés de agradecer, ele apenas cantou um verso da canção, e foi muito aplaudido. Esta foi a primeira vez que uma canção em espanhol foi indicada ao prêmio da Academia.

Confira a lista completa dos premiados:

Melhor Direção de arte: "O Aviador"
Melhor Ator Coadjuvante: Morgan Freeman, por "Menina de Ouro"
Melhor Animação: "Os Incríveis"
Melhor Maquiagem: "Desventuras em Série"
Melhor Figurino: "O Aviador"
Mellhor Atriz Coadjuvante: Cate Blanchett, por "O Aviador"
Melhor Documentário: "Born into Brothels"
Melhor Montagem: "O Aviador"
Melhor Roteiro Adaptado: "Sideways"
Melhores Efeitos Visuais: "Homem-Aranha 2"
Melhor curta-metragem: "Wasp"
Melhor curta de animação: "Ryan"
Melhor Fotografia: "O Aviador"
Melhor mixagem de som: "Ray"
Melhor edição de som: "Os Incriveis"
Melhor Documentario em curta-metragem: "Mighty Times: The Childrens March"
Melhor Trilha Sonora: "Em Busca da Terra do Nunca"
Melhor Canção: "Al Otro Lado del Rio", de "Diários de Motocicleta"
Melhor Atriz: Hilary Swank, por "Menina de Ouro"
Melhor Filme Estrangeiro: "Mar Adentro"
Melhor Roteiro Original: "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças"
Melhor Ator: Jamie Foxx, por "Ray"
Melhor Diretor: Clint Eastwood, por "Menina de Ouro"
Melhor Filme: "Menina de Ouro"