Outubro é o mês de ?pensar rosa?
Está admirado porque de repente tudo ficou rosa? No dia 30 de setembro foi dado início ao mês de conscientização sobre o câncer de mama, que tem como símbolo a fitinha pink. Tudo ficou pink: a estátua da liberdade do Miami Dade College, o prédio Empire State em Nova York, mais outros 38 monumentos que também foram iluminados da mesma forma, tornando-se até um récorde do Guiness Book como a maior quantidade de monumentos iluminados por uma mesma causa em 24 horas.
Neste mês, vários segmentos da mídia estarão contando experiências de pessoas na sua luta contra a doença.
A brasileira F.G., que vive no sul da Flórida, passou recentemente pela prova de fogo que nenhuma mulher deseja. Durante um exame de rotina, ela foi diagnosticada com caroços nos seios, que indicavam câncer de mama.
Ela teve sorte porque o tumor foi detectado durante o exame de prevenção, já que sua mãe tinha sido vítima da doença, e devido a este cuidado ela conseguiu cortar o “mal pela raíz”.
Quando F.G. recebeu a notícia dos médicos no North Broward Hospital, ela se desesperou e a primeira coisa que pensou em seus dois filhos e marido, e depois, no sofrimento que tinha pela frente, caso tivesse que remover as mamas.
“Graças a Deus, fui amparada por excelentes médicos e profissionais que conseguiram me ajudar e eliminar este tumor maligno”, disse F.G, que foi tratada com radioterapia por alguns meses. Ela conta que seu tratamento foi doloroso, pois ela sofria demais com as queimaduras provocada pela radioterapia.
“Eu aprendi muito com isso e me senti na obrigação de ajudar outras pessoas e até a divulgar o trabalho que os hospitais oferecem para qualquer pessoa”, disse F.G. “A família é tudo nessa hora e meu marido foi um guerreiro e me deu muita força”.
De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), câncer de mama é a causa número um de morte entre mulheres hispânicas, e a segunda forma de câncer mais comum entre outras mulheres. Mas a doença não aflige somente mulheres. Há casos de homens que também sofrem com a doença.
Segundo a American Cancer Society e Susan G. Komen for the Cure, cerca de 207.090 novos casos de câncer de mama invasivo irão ocorrer entre as mulheres nos Estados Unidos durante 2010 e 39.840 mulheres afetadas irão morrer com a doença. Entre os homens, estima-se que 1.950 serão diagnosticados com câncer de mama no país em 2010, e cerca de 400 morrerão da doença.
Caso seja detectado a tempo, há fortes chances de que se tenha sucesso no tratamento de câncer de mama. Para honrar o mês de conscientização, o Broward Health está fazendo, pelo segundo ano, o MAMMO-PALOOZA, com a intenção de fazer mais de 1200 mamogramas no período da semana que vai de 11 a 15 de outubro de 2010, a um preço mais barato que de costume.
Para marcar um mamograma, ligue para o Broward Health: (954) 759-7500.
“THINK PINK”
A campanha de consumo dos produtos “Think Pink”, continua a crescer a cada ano. Você encontra de tudo na cor rosa, desde uma tesoura de poda até um batom em tons variados de rosa.
Esta é uma maneira de conseguir arrecadar fundos para manter instituições que ajudam mulheres com o câncer de mama, além de fazer grandes campanhas de conscientização no país.
Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.
Para ler a versão completa do Gazeta News CLIQUE AQUI
