Outubro Rosa: brasileiras lutam contra o câncer de mama na FL

Por Arlaine Castro

alessandra-cancer

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No sul da Flórida, a campanha existe graças a algumas brasileiras, como a mineira Daniele Depaula. Natural de Ipatinga (MG), Daniele coordena a “Beleza pela Cura”, uma campanha que ajuda mulheres em tratamento do câncer por meio de eventos, onde são arrecadados de objetos a dinheiro.

Daniele conta que resolveu ajudar outras pessoas em tratamento quando a mãe, Elza, de 51 anos, começou o tratamento contra um câncer no intestino e no fígado. “Isso eu senti no meu coração, arrecadar e doar material para o Cancer Center Memory Disorder, em Deerfield Beach, onde minha mãe faz o tratamento”, conta.

A cabeleireira promove em seu salão todo mês de outubro, o Outubro Rosa no Salon Daniele DePaula, com cortes grátis para quem for doar para confecção de perucas. “O legal dessa campanha de doações é que tenho recebido também cabelos de vários países e estados. As pessoas estão se empenhando mesmo e isso é muito bacana!”, disse.

A importância da prevenção A carioca, Alessandra Andrade, 40 anos, está na Flórida há 15 e foi diagnosticada com câncer de mama em maio desse ano. “Identifiquei o caroço por acaso, num autoexame e, após a mamografia e a biópsia, recebi o diagnóstico positivo. Comecei então a procurar tratamento, porém, como sou indocumentada e não tinha seguro-saúde, tive que pagar os primeiros exames até descobrir”, conta.

Natural de Duque de Caxias, Alessandra é casada, mora em Pompano, tem duas filhas, de 12 e 4 anos, e limpava casas até começar o tratamento. “Tive que parar devido aos efeitos colaterais da quimioterapia, fico muito fraca após as sessões”, conta. “Ao conversar com outras pessoas em tratamento, descobri que eu podia fazer um seguro-saúde. Então, mesmo sem poder financeiramente, resolvi aceitar e fiz um seguro de $700 dólares por mês e recebi indicação do oncologista que hoje faço o tratamento”, conta.

Ela começou a quimioterapia no dia 15 de agosto, e esta semana fez a quarta sessão. Fará mais duas sessões antes de uma cirurgia, que ainda será marcada, e depois mais um ano de quimioterapia.

A família calcula um custo estimado do tratamento até o final do ano de pelo menos $10 mil dólares. Por não ter condições de trabalhar durante o tratamento, Alessandra não tem dinheiro para custear todas as sessões e a cirurgia. Em junho, seu sobrinho criou a campanha no Gofundme (www.gofundme.com Sandra’s Medical funds) para ajudar a pagar o tratamento. “O que ajuda e conforta a gente é saber que há algumas pessoas da comunidade dispostas a ajudar”, conta. O tratamento nao é fácil, mas desistir, jamais! A vida vale a pena e cabelo cresce”, conclui.

Hospital Regional de Boca Raton faz mamografia com custo reduzido

A médica mineira Rosane Nunes formou-se pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e, após exercer a medicina por anos no Brasil, resolveu fazer residência de medicina interna na New York University (NYU Langone Health System) e atualmente atua como clínica geral no Hospital Regional de Boca Raton. Nunes conta que o diferencial do hospital é ser voltado também para a comunidade imigrante, especialmente para a comunidade brasileira, com custos baixos.

Nunes conta que o hospital está oferecendo mamografias com leitura em tempo real por radiologistas especializados, por $75 dólares durante este mês. “Uma de minhas bandeiras ainda quando estava no Brasil foi a detecção precoce e a abordagem adequada desta doença, que tem como consequência o aumento da sobrevida do paciente. Tenho história familiar positiva, e por ser mulher, estando sob o risco constantemente”, conclui.