Pacote de Obama oferece opções para quem tem imóvel financiado

Por Gazeta Admininstrator

O governo norte-americano divulgou nesta quarta-feira (4) os detalhes do pacote de US$ 75 bilhões, anunciado no dia 18 de fevereiro, para resgatar o setor hipotecário do país, assolado pela crise do subprime.

Segundo as diretrizes, parte do programa irá ajudar cerca de quatro milhões de famílias, modificando as condições dos empréstimos, de forma que os pagamentos mensais não ultrapassem 31% da renda.

A baixo custo

Outro ponto importante está relacionado aqueles detentores de hipotecas que não estão inadimplentes. Dessa forma eles poderão refinanciar a sua dívida a menores custos, independe de seu patrimônio.

"É imperativo que continuemos a nos mover com rapidez para ajudar a tornar o mercado imobiliário mais acessível e ajudar a reverter a espiral danosa que afeta o setor", disse Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA.

Redução de juros

O governo ainda, de acordo com os detalhes divulgados pelo Departamento do Tesouro, deverá subsidiar reduções nos juros dessas parcelas. No total, estima-se que quase nove milhões de famílias sejam beneficiadas pela medida.

Agora os norte-americanos podem contatar as suas agências de hipotecas para verem se são elegíveis ao tal pacote. De acordo com autoridades do governo, a medida acabará com o impacto da queda nos preços dos imóveis sobre a economia local.