Padre mexicano realiza missas em português em Pompano

Por Marisa Arruda Barbosa

pe jose

Poucos brasileiros sabem ainda do trabalho em português da St. Nicholas Church, em Pompano Beach, de acordo com o Padre José de Jesus Sanches.

Em meados de 2010, Pe. José fez uma enquete sobre serviços em português na região de Pompano, e concluiu que muitos brasileiros ficaram desamparados quando outras igrejas fecharam e os serviços foram concentrados na Igreja Católica St. Vincent de Margate.

“Concluí, com a comparação de dados, que cerca de 200 brasileiros ficaram sem ir à igreja depois dessas mudanças. Muito brasileiro em Pompano não pode dirigir até Margate”.

A Diocese de St. Nicholas Church, (que fica localizada em 1111 E Sample Rd., tel. 954-2943540, em Pompano Beach), existe há mais de 50 anos, mas sempre foi mais voltada à comunidade americana. Mas, em 2010, Pe. José começou celebrar missas e oferecer outros serviços em português e espanhol.

A igreja tem cerca de 250 membros americanos, 70 latinos e entre 40 e 50 brasileiros. Por isso, o padre acredita que ainda deve fazer mais divulgação para alcançar o total de 200 brasileiros, que segundo seus cálculos, ficaram sem frequentar a igreja.

A St. Nicholas é parte da Igreja Católica Episcopal do Sudeste da Flórida, diferentemente da Igreja Católica Romana, administrada pelo Vaticano. “A Igreja Católica Episcopal segue a mesma fé, mas é independente do Vaticano e não segue as mesmas normas”, explica o padre, que já foi católico romano por 15 anos, até que decidiu se casar, há sete anos, indo contra as normas da igreja, mas seguindo a mesma fé.

“Assim como muitas igrejas, a exemplo da Igreja Ortodoxa do Oriente, somos todos católicos e temos a mesma fé, mas com um governo diferente”, explica. “Aqui (na Episcopal) os padres se casam, pois o celibato não é obrigatório, ao contrário da Igreja Católica Romana”.

A santa missa em português da St. Nicholas Church acontece todos os domingos, à 1pm e 7pm. Há missas em português e espanhol às terças, quartas e quintas-feiras, às 7pm. O serviço em inglês é aos domingos, às 8:30 e 10:30am.

Sobre o Pe. José de Jesus Natural do México, Padre José de Jesus, de 52 anos, ingressou na vida religiosa há cerca de 30 anos. Foram nove anos de seminário, 15 na igreja Católica Romana e, há sete anos, ingressou na Igreja Católica Episcopal. Ele já viveu em diferentes países durante sua vida missionária, incluindo seu país natal, México, Porto Rico, Kenya, África e Amazonas, onde aprendeu português.