Padrinho de Batismo - Champagne com Carmem

Por Carmem Gusmao

Me lembro do dia da minha primeira comunhão. Eu toda de branco e com uma vela, que na minha visão de menina, era a mais bonita do mundo. Tinha uma rosa e uma imagem linda de Nossa Senhora da Conceição. Outra lembrança forte é do dia do meu primeiro casamento... recebi uma caixinha mimosa, bem vintage como gosto e, dentro, uma imagem da mesma Nossa Senhora que me acompanha até hoje! Esses dois momentos me foram proporcionados por minha madrinha de batismo, uma pessoa muito especial pela qual tenho imenso carinho!

Então, quando nasce um bebê, imediatamente começam as especulações de quem serão os padrinhos. Padrinho é muito mais que uma pessoa que dá os presentes mais caros ou te leva para tomar sorvete. Na verdade, os padrinhos são responsáveis, junto com os pais, pela educação religiosa e moral da criança. No caso da morte ou ausência dos genitores, é o padrinho que fica responsável por conduzir a criança nesses preceitos. Portanto, ao escolher alguém, leve em conta se a pessoa compartilha das suas crenças e atitudes. Muitas vezes, temos aquela ou aquele amigo maravilhoso, mas que é um cigano, um passarinho livre e, de repente, essa responsabilidade será um fardo ao invés de um prazer. É maravilhoso se a criança puder ter contato com o padrinho, então pense bem antes de convidar aqueles amigos que vivem do outro lado do mundo ou estão numa expedição dentro da floresta. Na igreja católica, o padrinho necessita ser maior de 16 anos e ter sido batizado, ter feito a eucaristia e crisma, além de um curso preparatório, que pode ser feito na própria igreja até 6 meses antes da data do evento.Se você for convidado para ser padrinho e não se sente preparado, decline o convite de forma bem gentil, dizendo que acha a criança adorável, mas prefere ser o tio que vai ao parque ou comprar sorvetes.

O convite para os padrinhos pode ser feito de forma bem criativa, um vídeo com momentos do bebê, post cards com frases bacanas, enfim, é fundamental deixar claro, desde o convite, que é uma missão importante! No dia do batizado, a criança deve usar branco, sinal de pureza. Padrinhos e pais também devem usar branco ou roupas em tons pastel. Se o batizado for pela manhã, pode ser comemorado com um brunch para os padrinhos e familiares. É muito simpático distribuir lembrancinhas aos que foram à Igreja. Podem ser anjinhos, miniterços, bíblias pequeninas, bem-nascidos ou chocolates.

Uma última recomendação, se você for padrinho de alguém, mesmo que ele more distante, ligue de vez em quando, se interesse pela vida dele, pergunte e, se possível, ajude! Tenho quatro afilhadas lindas: Camila, Nanda, Bruna e Mayara. Faço o possível para participar da vida delas nem que seja por mensagens ou telefonemas. Tenham uma semana linda! Beijos e much love!