"Dia da Maconha", comemorado hoje, serve de alerta aos pais

Por Gazeta News

images (1)

O dia 20 de abril é conhecido por muitos como "oficialmente" o Dia da Maconha. A data traz ainda o 420, que está ligado ao "horário mundial" em que muitas pessoas acendem um ‘baseado’, correspondendo exatamente às 4h20min da tarde. O site “InformedFamilies.org”está fazendo um alerta aos pais, para que fiquem atentos aos seus filhos.

A origem do 420 tem diversas teorias. Entre as mais populares, está de que um grupo de amigos da Escola San Rafael, na Califórnia, que se reunia quase todos os dias, em 1971, exatamente às 4h20 para fumar maconha. Outros dizem que o número faz referência ao código usado pela polícia dos EUA ao identificar um traficante/usuário/comprador de maconha.

Mas, indepentente do significado, preocupa o fato de que muitas crianças, que deveriam estar na escola ou em casa, possam aderir ao ato.

Abaixo seguem dicas do site, para alertar pais, a respeito do consumo de drogas e ácool pelos filhos.

1 - Reconheça que o álcool, maconha e tabaco são as substâncias que estão lá fora e que muitas pessoas usam. Os medicamentos de nicotina e prescrição são também "abuso de poder" e devem ser tratados da mesma forma como o álcool e drogas ilegais.

2 - Comece a falar com seus filhos em uma idade adiantada e explique as coisas em termos básicos, que são facilmente compreensíveis. Deixe sua criança à vontade para conversar com você sobre "difíceis" temas como drogas, álcool e tabagismo.

3 - Ouça atentamente o seu filho. Eduque-se para que possa responder a perguntas suas. Como as crianças ficam mais velhas, suas perguntas ficam mais difíceis, então você precisa estar preparado.

4 - A pressão dos colegas pode desempenhar um papel fundamental na decisão de uma criança a usar drogas, bebida ou fumo. Por isso, incentive seu filho a ter sua própria personalidade e a tomar suas próprias decisões.

5- Diga ao seu filho a verdade de que as drogas, álcool e tabaco podem fazê-los sentir-se bem por um tempo (ativando substâncias químicas do cérebro). Infelizmente, esse sentimento é breve e ninguém pode conhecer os verdadeiros efeitos de potência destas substâncias.

6 -Tente conscientizar seu filho sobre as consequências a longo prazo trazidas pelo ato de beber, fumar ou usar drogas e incentive-o a praticar algo que ele goste de fazer, tal como esportes.

7 - Saliente que os adolescentes estão em um período da vida em que eles precisam de seus cérebros a funcionar em plena eficiência. Estas substâncias podem prejudicar a função cerebral.

8 - Escreva um ‘contrato familiar’, estabelecendo suas opiniões sobre o uso de drogas, beber e fumar. Seja consistente com as regras da família.

9 - Seja um modelo de comportamento saudável para seu filho.