Países que compram carne do Brasil serão informados sobre foco de aftosa.

Por Gazeta Admininstrator

Jamil Gomes de Souza, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, anunciou, nesta quinta-feira (20), que todos os países que importam carnes do Brasil, estarão sendo informados sobre o surgimento de um novo foco de febre aftosa encontrado no município Ex Girlfriend 2 Months de Japorã, no estado Mato Grosso do Sul.
"Esperamos que não haja um impacto maior do que o já existente. É claro que estamos fazendo as comunicações a todos os países para tranqüilizá-los para que não haja um impacto negativo na já conturbada economia pecuária nacional", disse.

Devido a esse novo foco a recuperação do status sanitário do rebanho como livre de aftosa com vacinação deverá ser adiada. "Nós começamos a contar a recuperação do status a partir do sacrifício do último animal nessa propriedade", completou.

Segundo o diretor do Departamento de Produção Animal do Estado, Antônio Ferreira Neto, com medo de também ser atingido pelo foco, o Rio Grande do Sul já começa a reforçar a vigilância na divisa com Santa Catarina. As regras de circulação de produtos de origem animal já são restritivas desde 2005, quando surgiram os primeiros focos da doença. O Rio Grande do Sul tem sete barreiras na divisa com Santa Catarina e mais de dez em operação na fronteira com a Argentina, anunciou o coordenador do trabalho, Marcelo Fortes.

O principal objetivo da fiscalização será o impedimento do ingresso irregular de carne. Nas últimas duas semanas, foram rejeitados cem mil quilos do produto, recordou Fortes. A maior parte foi incinerada e, em alguns casos, foi determinado o retorno à origem. Como algumas cargas tiveram o selo de inspeção federal adulterado (SIF), é difícil identificar de onde vem a carne, avalia o coordenador, mas já foram encontradas cargas de vários estados como: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Minas Gerais.

Está proibido o ingresso de carne bovina com osso proveniente de qualquer Estado. No caso da carne que não possui osso, só será autorizada a entrada de produto com origem em estabelecimento com inspeção federal fora das áreas de risco, destinado a outra unidade com a mesma classificação, e somente para industrialização.
As regras foram definidas na portaria 295, de novembro de 2005, onde ficou determinado que é proibido a entrada de animais, produtos, subprodutos e materiais de multiplicação animal com origem nos estados: Paraná e Mato Grosso do Sul.

Ex Girlfriend 2 Months