Países realizam treinamento contra tsunamis.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo informou as agência Efe, o primeiro treinamento regional para experimentar um sistema de alarme de tsunamis (ondas gigantes) juntou nesta quarta-feira(17) , mais de vinte países do Pacífico e do Sudeste Asiático.

A primeira fase teve início aind durante a madrugada de ontem e, no primeiro teste, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sediado no Havaí, enviou alertas falsos aos países costeiros e às ilhas.

Os avisos eram de um terremoto no litoral do Chile, forte o bastante para provocar um maremoto no oceano. Mais tarde, deverá ser emitido outro "aviso" de um forte movimento sísmico junto à costa das Filipinas, também com potência suficiente para gerar um 'tsunami'.

A finalidade do treinamento é analisar com que rapidez os países recebem o alerta do Centro do Havaí e a capacidade de seus serviços de emergência para responder a um possível desastre. Na maioria dos países, os exercícios não incluem retiradas. Mas alguns, como as Filipinas e a Tailândia, vão fazer uma pequena simulação.