Palm Beach oferece ajuda a proprietários que enfrentam foreclosure

Por Gazeta Admininstrator

O número de proprietários de imóveis no condado de Palm Beach, que estão enfrentando processo de foreclosure (retomada do imóvel por falta de pagamento) chegou a 1.700, no mês passado.

O condado de Palm Beach organizou uma força-tarefa, formada por especialistas em finanças, em bancos, consultores e brokers, todos voluntários, que agora oferecem aconselhamento gratuito como parte de um esforço organizado pela representante democrata Maria Sachs, de Delray Beach. A força-tarefa, batizada de Florida Home Ownership Promotes the Economy é uma extensão daquela criada pelo governador Charlie Christ, em fevereiro.

Enquanto o grupo de Christ focou-se mais nas políticas, o grupo de Sachs está colocando as mãos na massa. “Nós temos uma crise econômica em Palm Beach e isso afeta nossas famílias, trabalhadores de clásse média. Se não nos unirmos como comunidade estaremos em situação ainda mais séria”, disse Sachs.

Desde julho, 700 pessoas solicitaram ajuda ao programa H.O.P.E. do condado de Palm Beach. Ao mesmo tempo, o presidente Bush assinou uma legislação de habitação que permite aos proprietários conseguirem financiamentos economicamente mais acessíveis, caso o emprestador concorde em absorver o prejuízo. Sachs chamou a lei federal de “band-aid”, e disse que esforços locais precisam ser empreendidos para preencher a lacuna existente.

A primeira reunião da força-tarefa acontecerá no dia 22 de setembro, entre 10 da manhã e 3 da tarde, na Old School Square, que fica na 51 N. Swinton Ave-nue, em Delray Beach. Para participar, é preciso ligar para o escritório de Sachs, confirmando presença, e informando o horário no qual pretende comparecer. É necessário preencher formulários que são encontrados na página web da representante: www.mariasachs.com.

A onda de foreclosures é um sintoma do boom habitacional que atingiu compradores que realmente não podiam custear suas casas. Agora que os contratos com índice ajustável de juros nos financiamentos estão chegando à data de reajuste das prestações, elevando significativamente os valores, muitos estão impossibilitados de pagar. Especialistas da força-tarefa se propõem a ajudar a modificar os contratos de finaniamentos, e a trabalhar junto aos bancos para manter os compradores em suas casas.

A prefeita de Boca Raton, Suan Whelchel, que é membro da força-tarefa, disse que sua cidade não está imune aos foreclosures. “Vejo isso pelo número de imóveis vazios e de jardins e piscinas sem cuidado”, diz a prefeita.