Papa pode ser proclamado santo em outubro

Por Gazeta Admininstrator

O papa João Paulo II pode ser proclamado santo já em outubro, de acordo com o arcebispo dom Edward Nowak, que é secretário da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, Nowak, que é polonês, disse ser "verossímil" que o novo papa declare João Paulo II santo "em tempo rápido".

Isso seria possível, em parte, por causa da "aclamação popular" recebida pelo papa na semana passada. Milhares de pessoas gritaram "santo, santo" e "santo já" durante o funeral de João Paulo II. "Parecia a aclamação dos santos que se fazia na Igreja antiga", disse Nowak ao jornal italiano.

Nowak ressalva que não deve haver uma "proclamação imediata" do papa como santo. Antes disso é preciso juntar a documentação adequada para que o processo seja levado em frente.

"Mas, em outubro próximo, se reúne em Roma o Sínodo dos Bispos, e esta, por exemplo, poderia ser uma ocasião justa para uma proclamação nesse sentido", disse o cardeal polonês, segundo o Corriere della Sera.

Tempo e milagres
Ele lembra que, no caso de Madre Teresa de Calcutá, o próprio João Paulo II autorizou que o processo começasse antes dos cinco anos após a morte dela, o que é normalmente exigido.

As regras da Igreja prevêem que, para uma pessoa ser proclamada santa, é preciso documentar dois milagres feitos por ela depois de sua morte, um para iniciar o processo de beatificação e outro para o de canonização.