Para Fed crescimento continua nos EUA, ainda que desigual

Por Gazeta Admininstrator

A economia dos Estados Unidos continua crescendo, embora o ritmo seja desigual nas diferentes regiões do país e haja alguns pontos de fraqueza, anunciou nesta quarta-feira o Fed (Banco Central americano).

O Fed divulgou hoje o relatório em que analisa a evolução econômica em cada um de seus 12 distritos, conhecido como "Livro Bege", e que utilizou dados colhidos até o último dia 6.

O documento aponta que a maioria dos distritos definiram o ritmo de crescimento como "moderado, sólido ou bem fundado", embora três circunscrições indicaram desigualdades ou tendências à diminuição.

A atividade industrial também continuou crescendo na maioria dos distritos, assim como as solicitações de empréstimos financeiros.

A situação do emprego foi outro fator que melhorou na maioria dos distritos, embora também tenha se constatado em nível quase geral uma preocupação pelo alto preço dos combustíveis.

O relatório acrescenta que as vendas a varejo levaram a resultados mistos nos diferentes distritos, e que a inflação está em níveis moderados.

O Departamento de Trabalho anunciou hoje que o índice de preços ao consumo caiu 0,1 ponto percentual em maio, e que a inflação nos últimos 12 meses até maio aumentou 2,8%.

Os dados de hoje serão alguns dos últimos que serão levados em consideração pelo Comitê de Mercado Aberto do Fed na reunião dos dias 29 e 30, em que poderia aprovar uma nova alta das taxas de juros.