Para incentivar a geração de novos bebês, creche cuida de crianças de graça na Dinamarca

Por Gazeta News

dinamarca

Com uma população envelhecida e menos bebês nascendo a cada ano, a Dinamarca luta para elevar o nível de nascimentos no país. Com o objetivo de tentar reverter o déficit de natalidade, um grupo de funcionárias de uma creche na região central ofecem cuidar dos bebês gratuitamente por duas horas ininterruptas nas noites de quintas-feira para que, dessa forma, os pais tenham mais tempo para “gerar” bebês.

A intenção não é puramente social. Por causa da taxa de natalidade cada vez menor, a profissão das funcionárias das creches também corre o risco de ser extinta.

“Temos 42 crianças no nosso jardim de infância e cuidaremos de 20 delas nesta noite”, afirmou Dorte Nyman, funcionária do jardim de infância Grasshoppers, no norte da Fiónia, a terceira maior ilha da Dinamarca, à “BBC”.

Entretanto, nem todos os pais pretendem usar o tempo livre para “gerar bebês”. “Muitos dizem: Nós traremos nossos filhos, mas não esperem que façamos mais!”, agrega Nyman.

Seis outros jardins de infância na área também estão oferecendo o mesmo serviço, por apenas uma noite. Nyman afirmou que, se sua empreitada for bem-sucedida, todos os jardins de infância podem continuar com a oferta de serviços grátis por prazos mais longos.

A Dinamarca ocupa o 185º lugar entre 221 países no mundo no que diz respeito a taxa de nascimentos, segundo o correspondente da “BBC” em Copenhague, Malcolm Brabant.

Se a população mais velha continuar a aumentar, a Dinamarca não conseguirá financiar as pensões e outros benefícios sociais providos pelo Estado.